Teaching and learning in social networking services: transferring and sharing knowledge in integrative and complementary health practices (PICS) on Instagram
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1232Keywords:
Ensino, Práticas Integrativas, Instagram, Redes sociais online.Abstract
Objective: to describe the experience of creating a public profile on Instagram for educational purposes called "Conhecendo as PICs" (“Getting to know the PICs”) to produce photo-stories, as well as to describe, introduce and disseminate information about the 29 Integrative and Complementary Health Practices (PICS). Method: this is an experience report that took place between August and November 2021. Results: as a result, we found that “Conhecendo as PICs” contributed to people’s awareness of Integrative and Complementary Health Practices (PICS). Final Considerations: reflections on the experience show that Instagram seems to be a very effective Information and Communication Technologies (ICT) tool to transfer and share knowledge and to effectively cooperate in the teaching-learning process of students and people in general.
References
AZEVEDO, J. L. et al. Instagram como ferramenta de mediação da aprendizagem: uma nova forma de se aproximar do aluno utilizando a tecnologia. Movimentos Docentes, 2020.
BARBOSA, M. N. D. et al. O uso da rede social Instagram como ferramenta potencializadora do ensino-aprendizagem: estudo de caso do perfil “vai cair no ENEM”. In: Congresso Nacional de Educação, 7. 2020. Anais […] Maceió: Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso, 2020.
BAUM, I. G. et al. A utilização do Instagram como ensino metodológico para a química orgânica. Anais do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, v. 12, n. 1, 2020.
BERTUSSO, F. R. et al. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Ciências: um paradigma a ser vencido. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, p. e26691211099-e26691211099, 2020.
CARDOSO, M. J. C.; ALMEIDA, G. D. S.; SILVEIRA, T. C. Formação continuada de professores para uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 97-116, 2021.
COELHO, F. M. T. da S.; COSTA, M. J. M.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. O professor cíbrido: o Instagram como mídia de apoio à educação no ensino superior. Intercâmbio, v. 45, p. 52-69, 2020.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Neste post trouxemos […]”. Instagram: @conhecendoaspics, 27 set. 2021a. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUV-CtOMkJZ/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “São vinte e nove (29) […]. Instagram: @conhecendoaspics, 22 set. 2021b. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUI7MWJPWir/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “No Brasil, o sistema […]. Instagram: @conhecendoaspics, 14 set. 2021c. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CTzYcDyLy3f/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Neste post trouxemos […]”. Instagram: @conhecendoaspics, 28 set. 2021d. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUYobZVMVii/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs (@conhecendoaspics), 2021e. Disponível em: https://www.instagram.com/conhecendoaspics/. Acesso em: 06 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “O @conhecendo as pics […]. Instagram: @conhecendoaspics, 19 ago. 2021f. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CSwoI7KLLUa/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “As práticas integrativas […]. Instagram: @conhecendoaspics, 1 set. 2021g. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CTTV1q5McAE/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Shantala […]. Instagram: @conhecendoaspics, 24 set. 2021h. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUNX-9aLAyE/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “//Reflexologia […]. Instagram: @conhecendoaspics, 27 set. 2021i. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUV-ycys2og/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “//Quiropraxia […]. Instagram: @conhecendoaspics, 29 set. 2021j. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUaGh2ArC75/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “//Osteopatia […]. Instagram: @conhecendoaspics, 2 out. 2021k. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUiUCecvyIT/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “//Arteterapia […]. Instagram: @conhecendoaspics, 3 out. 2021l. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUklDAZLKrY/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “//Dança circular […]. Instagram: @conhecendoaspics, 6 out. 2021m. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUsMC6irWRU/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “//Biodança […]. Instagram: @conhecendoaspics, 15 out. 2021n. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CVDLfjVrArb/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Conheça o grupo […]. Instagram: @conhecendoaspics, 15 out. 2021o. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CVDPi9ILM67/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Conheça o grupo […]. Instagram: @conhecendoaspics, 3 out 2021p. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUkm6weLBQH/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Conheça o grupo […]. Instagram: @conhecendoaspics, 3 out. 2021q. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUkQJiirkHN/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Neste post trouxemos […]. Instagram: @conhecendoaspics, 29 set. 2021r. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUaSKb5LGAV/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Neste post trouxemos […]. Instagram: @conhecendoaspics, 28 set. 2021s. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUYobZVMVii/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Neste post trouxemos […]. Instagram: @conhecendoaspics, 27 set. 2021t. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUV-CtOMkJZ/. Acesso em: 6 dez. 2021.
CUSTODIO, A. L. D. Entenda as diferenças entre o Canva e o Canva Pro. Tecmundo, 8 jul. 2021. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/produto/220689-entenda-diferencas-entre-canva-o-canva-pro.htm. Acesso em: 21 nov. 2021.
DAVID, F. de F. dos S. et al. Uma proposta de uso do Instagram em metodologia aplicável em disciplinas do Ensino Médio. Research, Society and Development, v. 8, n. 4, p. e1684959, 2019.
DIAS, P. H. Tipos de posts para Instagram: conheça os principais. Plugar ideias, 26 mar. 2021. Disponível em: https://plugarideias.com/2021/03/26/tipos-de-posts-para-instagram/. Acesso em: 21 nov. 2021.
KLERING, L.; BARCELLOS, E. E. Análise dos Motivadores do Boca a Boca Virtual (e-WOM) através do Stories da Rede Social Instagram. In: Congresso Latino-Amaricano de Varejo e Consumo, 13., 2019. Anais […] [s. l.] : [s. n.] : 2019.
MARFIM, L. Instagram é o pior aplicativo para a saúde mental dos jovens, diz estudo. Techtudo, 24 mai. 2017. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/05/instagram-e-o-pior-aplicativo-para-a-saude-mental-dos-jovens-diz-estudo.ghtml
MORAES, A. T. CTA: 34 exemplos de Call To Action para usar no Instagram. Postgrain, 11 ago. 2021b. Disponível em: https://postgrain.com/blog/cta-32-exemplos-de-call-to-action-pra-instagram/. Acesso em: 21 nov. 2021.
MORAES, A. T. Post carrossel no Instagram: 13 ideias de conteúdo pra usar. Postgrain, 19 maio 2021a. Disponível em: https://postgrain.com/blog/post-carrossel-no-instagram-ideias-de-conteudo/. Acesso em: 21 nov. 2021.
OLIVEIRA, C. de. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em ação, v. 7, n. 1, 2015.
PEREIRA, A. A. S.; MONTEIRO, J. C. da S. Curte, Comenta, Salva e Compartilha: @Tieduca na Formação de Professores. Cenas Educacionais, v. 4, p. e11871-e11871, 2021.
ROLLEMBERG, B. Bruno Rollemberg | AdvoEnfo. Instagram: @direitodaenfermagem, 2021. Disponível em: https://www.instagram.com/direitodaenfermagem/. Acesso em: 6 dez. 2021.
SANTOS, D. M. do; COSTA, M. C. F da.; SANTOS, D. M. do. Utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino da língua inglesa e seus desafios na formação docente. Práxis Educacional, v. 16, n. 41, p. 787-801, 2020.
SANTOS, D. Muito além dos likes: como usar as redes sociais na educação. Nova Escola, 11 mai. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19124/muito-alem-dos-likes-como-usar-as-redes-sociais-no-ensino-a-distancia?gclid=CjwKCAiAhreNBhAYEiwAFGGKPHhLZOC3GNLNmPAw4kRi1x-HSlCyjy9WKl4AqAkBxccSy0SK385vRxoCyl8QAvD_BwE. Acesso em: 29 jul. 2020.
SENA, M. E. do N. et al. O Instagram como ferramenta de suporte ao ensino de parasitologia veterinária. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 56462-56474, 2021.
SOUZA, D. G. de; MIRANDA, J. C.; COELHO, L. M. Redes sociais e o ensino de biologia. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 5, n. 2, p. 2-17, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.