Ensino-aprendizagem nas redes sociais: divulgação e multiplicação do conhecimento em práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) na rede social Instagram

Auteurs-es

  • Naiara Mesquita Almeida Universidade Federal do Tocantins
  • Carlos Mendes Rosa Universidade Federal do Tocantins

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1232

Mots-clés :

Ensino, Práticas Integrativas, Instagram, Redes sociais online.

Résumé

Objetivo: descrever a experiência da criação de um perfil público na rede social Instagram, com caráter educacional, denominado “Conhecendo as PICs”, com a finalidade de produzir foto-estórias, descrever, introduzir e divulgar informações sobre as 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Método: trata-se de um relato de experiência, que ocorreu entre os meses de agosto a novembro de 2021. Resultados: como resultado verificamos que o “Conhecendo as PICs” promoveu a aproximação do público com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Considerações Finais: as reflexões sobre a experiência mostram que a rede social Instagram aparece como uma ferramenta das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) bastante eficaz para ser utilizada na divulgação e multiplicação do conhecimento e para cooperar de forma efetiva no processo de ensino-aprendizagem do público e/ou estudante.

Bibliographies de l'auteur-e

Naiara Mesquita Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/2014 - 2019). Mestranda em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/2019). Pesquisadora do Grupo de Estudos da Subjetividade, Psicanálise e Direitos Humanos (UFT/2020). Fundadora da Enfermagem Integrativa - Ensino, Saúde e Pesquisa - Palmas/TO (2020), onde atua como Responsável Técnica, Terapeuta Integrativa e Docente de cursos livres na área de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Carlos Mendes Rosa, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde da UFT. Professor do Programa de Pós-graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos UFT/ESMAT. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-Rio com estágio sanduíche na Universidade de Coimbra (2015). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2012). Com Especialização em Psicopatologia Clínica pela Universidade Paulista (2007). Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-Rio. Pesquisador convidado do Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra. Bolsista de Produtividade da Universidade Federal do Tocantins. 

Références

AZEVEDO, J. L. et al. Instagram como ferramenta de mediação da aprendizagem: uma nova forma de se aproximar do aluno utilizando a tecnologia. Movimentos Docentes, 2020.

BARBOSA, M. N. D. et al. O uso da rede social Instagram como ferramenta potencializadora do ensino-aprendizagem: estudo de caso do perfil “vai cair no ENEM”. In: Congresso Nacional de Educação, 7. 2020. Anais […] Maceió: Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso, 2020.

BAUM, I. G. et al. A utilização do Instagram como ensino metodológico para a química orgânica. Anais do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, v. 12, n. 1, 2020.

BERTUSSO, F. R. et al. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Ciências: um paradigma a ser vencido. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, p. e26691211099-e26691211099, 2020.

CARDOSO, M. J. C.; ALMEIDA, G. D. S.; SILVEIRA, T. C. Formação continuada de professores para uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 97-116, 2021.

COELHO, F. M. T. da S.; COSTA, M. J. M.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. O professor cíbrido: o Instagram como mídia de apoio à educação no ensino superior. Intercâmbio, v. 45, p. 52-69, 2020.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Neste post trouxemos […]”. Instagram: @conhecendoaspics, 27 set. 2021a. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUV-CtOMkJZ/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “São vinte e nove (29) […]. Instagram: @conhecendoaspics, 22 set. 2021b. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUI7MWJPWir/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “No Brasil, o sistema […]. Instagram: @conhecendoaspics, 14 set. 2021c. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CTzYcDyLy3f/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Neste post trouxemos […]”. Instagram: @conhecendoaspics, 28 set. 2021d. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUYobZVMVii/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs (@conhecendoaspics), 2021e. Disponível em: https://www.instagram.com/conhecendoaspics/. Acesso em: 06 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “O @conhecendo as pics […]. Instagram: @conhecendoaspics, 19 ago. 2021f. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CSwoI7KLLUa/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “As práticas integrativas […]. Instagram: @conhecendoaspics, 1 set. 2021g. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CTTV1q5McAE/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Shantala […]. Instagram: @conhecendoaspics, 24 set. 2021h. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUNX-9aLAyE/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “//Reflexologia […]. Instagram: @conhecendoaspics, 27 set. 2021i. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUV-ycys2og/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “//Quiropraxia […]. Instagram: @conhecendoaspics, 29 set. 2021j. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUaGh2ArC75/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “//Osteopatia […]. Instagram: @conhecendoaspics, 2 out. 2021k. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUiUCecvyIT/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “//Arteterapia […]. Instagram: @conhecendoaspics, 3 out. 2021l. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUklDAZLKrY/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “//Dança circular […]. Instagram: @conhecendoaspics, 6 out. 2021m. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUsMC6irWRU/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “//Biodança […]. Instagram: @conhecendoaspics, 15 out. 2021n. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CVDLfjVrArb/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Conheça o grupo […]. Instagram: @conhecendoaspics, 15 out. 2021o. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CVDPi9ILM67/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Conheça o grupo […]. Instagram: @conhecendoaspics, 3 out 2021p. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUkm6weLBQH/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Conheça o grupo […]. Instagram: @conhecendoaspics, 3 out. 2021q. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUkQJiirkHN/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Neste post trouxemos […]. Instagram: @conhecendoaspics, 29 set. 2021r. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUaSKb5LGAV/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Neste post trouxemos […]. Instagram: @conhecendoaspics, 28 set. 2021s. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUYobZVMVii/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CONHECENDO AS PICS. Conhecendo as PICs no Instagram: “Neste post trouxemos […]. Instagram: @conhecendoaspics, 27 set. 2021t. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUV-CtOMkJZ/. Acesso em: 6 dez. 2021.

CUSTODIO, A. L. D. Entenda as diferenças entre o Canva e o Canva Pro. Tecmundo, 8 jul. 2021. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/produto/220689-entenda-diferencas-entre-canva-o-canva-pro.htm. Acesso em: 21 nov. 2021.

DAVID, F. de F. dos S. et al. Uma proposta de uso do Instagram em metodologia aplicável em disciplinas do Ensino Médio. Research, Society and Development, v. 8, n. 4, p. e1684959, 2019.

DIAS, P. H. Tipos de posts para Instagram: conheça os principais. Plugar ideias, 26 mar. 2021. Disponível em: https://plugarideias.com/2021/03/26/tipos-de-posts-para-instagram/. Acesso em: 21 nov. 2021.

KLERING, L.; BARCELLOS, E. E. Análise dos Motivadores do Boca a Boca Virtual (e-WOM) através do Stories da Rede Social Instagram. In: Congresso Latino-Amaricano de Varejo e Consumo, 13., 2019. Anais […] [s. l.] : [s. n.] : 2019.

MARFIM, L. Instagram é o pior aplicativo para a saúde mental dos jovens, diz estudo. Techtudo, 24 mai. 2017. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/05/instagram-e-o-pior-aplicativo-para-a-saude-mental-dos-jovens-diz-estudo.ghtml

MORAES, A. T. CTA: 34 exemplos de Call To Action para usar no Instagram. Postgrain, 11 ago. 2021b. Disponível em: https://postgrain.com/blog/cta-32-exemplos-de-call-to-action-pra-instagram/. Acesso em: 21 nov. 2021.

MORAES, A. T. Post carrossel no Instagram: 13 ideias de conteúdo pra usar. Postgrain, 19 maio 2021a. Disponível em: https://postgrain.com/blog/post-carrossel-no-instagram-ideias-de-conteudo/. Acesso em: 21 nov. 2021.

OLIVEIRA, C. de. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em ação, v. 7, n. 1, 2015.

PEREIRA, A. A. S.; MONTEIRO, J. C. da S. Curte, Comenta, Salva e Compartilha: @Tieduca na Formação de Professores. Cenas Educacionais, v. 4, p. e11871-e11871, 2021.

ROLLEMBERG, B. Bruno Rollemberg | AdvoEnfo. Instagram: @direitodaenfermagem, 2021. Disponível em: https://www.instagram.com/direitodaenfermagem/. Acesso em: 6 dez. 2021.

SANTOS, D. M. do; COSTA, M. C. F da.; SANTOS, D. M. do. Utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino da língua inglesa e seus desafios na formação docente. Práxis Educacional, v. 16, n. 41, p. 787-801, 2020.

SANTOS, D. Muito além dos likes: como usar as redes sociais na educação. Nova Escola, 11 mai. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19124/muito-alem-dos-likes-como-usar-as-redes-sociais-no-ensino-a-distancia?gclid=CjwKCAiAhreNBhAYEiwAFGGKPHhLZOC3GNLNmPAw4kRi1x-HSlCyjy9WKl4AqAkBxccSy0SK385vRxoCyl8QAvD_BwE. Acesso em: 29 jul. 2020.

SENA, M. E. do N. et al. O Instagram como ferramenta de suporte ao ensino de parasitologia veterinária. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 56462-56474, 2021.

SOUZA, D. G. de; MIRANDA, J. C.; COELHO, L. M. Redes sociais e o ensino de biologia. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 5, n. 2, p. 2-17, 2020.

Téléchargements

Publié-e

2022-05-03

Comment citer

Almeida, N. M. ., & Rosa, C. M. (2022). Ensino-aprendizagem nas redes sociais: divulgação e multiplicação do conhecimento em práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) na rede social Instagram . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 548–564. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1232