O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores
Keywords:
formação inicial, início da carreira docente, “choque da realidade”Abstract
Este artigo visa abordar as implicações da formação inicial nos primeiros anos da profissão docente, ressaltando algumas das dificuldades enfrentadas por professores iniciantes, no que diz respeito aos alunos com os quais trabalham, decorrentes de lacunas e fragilidades dos cursos de Pedagogia e Normal Superior. No que compete às instituições de formação docente, de nível superior, os dados apresentados e discutidos indicam a necessidade de construir um projeto institucional, no qual sejam previstas ações voltadas à inserção profissional dos professores na docência: de um lado, uma atenção suficiente e explícita, na formação inicial, para preparar o futuro professor para o seu ingresso no trabalho docente, no que se destaca a urgência de que as formas de organização, desenvolvimento e avaliação dos estágios supervisionados e das práticas de ensino sejam repensadas e revistas; e, de outro, o compromisso e a responsabilidade em proporcionar apoio sustentável aos egressos em seus primeiros anos de exercício do magistério. Acreditamos que a aproximação horizontal entre universidade e escola é fundamental para a construção de conhecimentos sobre as necessidades formativas dos professores nas diferentes etapas da carreira docente.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.