O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores

Auteurs-es

  • Naiara Mendonça Leone UNESP - Campus de Presidente Prudente – SP
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite UNESP - Campus de Presidente Prudente – SP

Mots-clés :

formação inicial, início da carreira docente, “choque da realidade”

Résumé

Este artigo visa abordar as implicações da formação inicial nos primeiros anos da profissão docente, ressaltando algumas das dificuldades enfrentadas por professores iniciantes, no que diz respeito aos alunos com os quais trabalham, decorrentes de lacunas e fragilidades dos cursos de Pedagogia e Normal Superior. No que compete às instituições de formação docente, de nível superior, os dados apresentados e discutidos indicam a necessidade de construir um projeto institucional, no qual sejam previstas ações voltadas à inserção profissional dos professores na docência: de um lado, uma atenção suficiente e explícita, na formação inicial, para preparar o futuro professor para o seu ingresso no trabalho docente, no que se destaca a urgência de que as formas de organização, desenvolvimento e avaliação dos estágios supervisionados e das práticas de ensino sejam repensadas e revistas; e, de outro, o compromisso e a responsabilidade em proporcionar apoio sustentável aos egressos em seus primeiros anos de exercício do magistério. Acreditamos que a aproximação horizontal entre universidade e escola é fundamental para a construção de conhecimentos sobre as necessidades formativas dos professores nas diferentes etapas da carreira docente.

Bibliographies de l'auteur-e

Naiara Mendonça Leone, UNESP - Campus de Presidente Prudente – SP

Pesquisadora - UNESP - Campus de Presidente Prudente – SP

Yoshie Ussami Ferrari Leite, UNESP - Campus de Presidente Prudente – SP

professora e Pesquisadora - UNESP - Campus de Presidente Prudente – SP

Téléchargements

Comment citer

Leone, N. M., & Leite, Y. U. F. (2012). O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 3(6), 236–259. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195