A pesquisa sobre representações do currículo na educação superior na perspectiva da educação inclusiva

Authors

  • Débora Ribeiro da Silva Campos Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará

Keywords:

Produção científica. Educação inclusiva. Ensino superior.

Abstract

O presente artigo objetiva traçar o estado da arte do conhecimento sobre a produção científica a respeito da educação inclusiva no ensino superior, com ênfase nas representações sobre o currículo pelos alunos com deficiência. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica feita no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram realizadas buscas, combinando as palavras-chave deficiência, inclusão, currículo, ensino superior, representações sociais e Lefebvre, autor que fundamenta a concepção de representações ora adotada. Nos resultados constam setenta e um trabalhos, que foram agrupados em categorias. Os resultados permitiram constatar o ineditismo, mas, principalmente, a relevância de dar voz aos alunos com deficiência nas Universidades. Embora a legislação garanta seu acesso, apenas dando voz a eles, pode-se conhecer as condições de permanência, mais especificamente, as condições intrinsecamente relacionadas aos currículos de seus cursos de graduação.

Palavras-chave: Produção científica. Educação inclusiva. Ensino Superior.

 

Study about the representations of the curriculum in higher education from the perspective of inclusive education

This article aims to outline a state of the art of knowledge about scientific literature in education, including higher education, with emphasis to representations of the curriculum for students with disabilities. The gathering of data was conducted from the bibliographical research of the Thesis and Dissertation Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CIHEP). Searches were conducted combining keywords such as, disability, inclusion, curriculum, higher education, social representations and Lefebvre, the author who provides the basis for the concept of representations adopted herein. The results contain in 71 studies, grouped into categories. The results demonstrated the uniqueness, but mainly the importance of giving voice to students with disabilities in universities. Although the legislation guarantees their access, by giving them a voice, we can understand the conditions of permanence, more specifically, the conditions intrinsically related to the curricula of their graduate courses.

Keywords: Scientific production. Inclusive education. Higher education.

 

Author Biographies

Débora Ribeiro da Silva Campos, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Terapeuta Ocupacional. Especialista em Docência da Educação Superior pela Universidade do Estado do Pará. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Professora Assistente I do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade da Amazônia.

Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará

Geógrafo pela Universidade Federal do Pará. Pedagogo pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo. Realizou estagio de pos-doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP) da França. Professor Associado I da Universidade Federal do Pará, exercendo atividade de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Geografia e Pedagogia, e nos Programas de Pós-Graduação em Educação ( Mestrado e Doutorado) e Enfermagem (Mestrado).

Published

2015-01-27

How to Cite

Campos, D. R. da S., & Rocha, G. O. R. da. (2015). A pesquisa sobre representações do currículo na educação superior na perspectiva da educação inclusiva. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 6(11), 177–189. etrieved from https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/266