EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO POLÍTICA PÚBLICA: MARCO LEGAL, PLANEJAMENTO E GESTÃO
Keywords:
Política Pública, Planejamento e Gestão, Educação IntegralAbstract
Este artigo tem, como principal objetivo, discutir o sentido atual das políticas de educação integral no Brasil. Para tanto, retoma-se o debate dos avanços proporcionados pela Constituição Federal de 1988 e de que modo esses avanços se traduziram em ferramentas de gestão e planejamento e de que maneira foram modificados os programas e políticas sociais voltadas para a Educação. Discutem-se ainda dois fatores fundamentais – e recentes - para o debate sobre a educação integral no país: a questão da descentralização da gestão entre diferentes esferas de governo e os seus efeitos para políticas de educação, bem como as últimas transformações sofridas pela população brasileira, que modificaram profundamente sua estrutura etária, bem como a demanda por políticas sociais deste tipo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.