A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES

Authors

  • Miguel Alfredo Orth Universidade Federal de Pelotas
  • Fabiane Sarmento Oliveira Fruet Universidade Federal de Pelotas

Keywords:

Vida cotidiana, Interação e gestão escolar, Ensino e aprendizagem.

Abstract

Com este artigo, problematizamos, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a vida cotidiana e os processos de interação e de gestão que potencializam o ensino e a aprendizagem escolares. Ao longo da história, a vida cotidiana não foi objeto prioritário de pesquisa. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, alguns autores passaram a pesquisar essa temática e foi possível aproximar esses estudos ao contexto da escola, principalmente, a partir do conceito de interação. Nesse sentido, torna-se importante aprofundar a discussão em torno desse conceito, visto que o ensino e a aprendizagem são potencializados sempre que os sujeitos interagem entre si. Mas, para garantir que a vida cotidiana seja valorizada na escola, acreditamos que também se faz necessário viabilizar, nesse espaço, gestões escolares democráticas.

Author Biographies

Miguel Alfredo Orth, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É líder do grupo de pesquisa Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (UFPEL) e pesquisador nos grupos de pesquisa Comunicação, Cultura, Tecnologias e Modos de Subjetivação (UFPEL) e Formação de Professores no Mercosul/Cone Sul (UFRGS).

Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas e bolsista Fapergs/Capes. Faz parte do grupo de pesquisa Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (UFPEL).

Published

2013-09-19

How to Cite

Orth, M. A., & Fruet, F. S. O. (2013). A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 125–144. etrieved from https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/309