A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES

Autores/as

  • Miguel Alfredo Orth Universidade Federal de Pelotas
  • Fabiane Sarmento Oliveira Fruet Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Vida cotidiana, Interação e gestão escolar, Ensino e aprendizagem.

Resumen

Com este artigo, problematizamos, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a vida cotidiana e os processos de interação e de gestão que potencializam o ensino e a aprendizagem escolares. Ao longo da história, a vida cotidiana não foi objeto prioritário de pesquisa. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, alguns autores passaram a pesquisar essa temática e foi possível aproximar esses estudos ao contexto da escola, principalmente, a partir do conceito de interação. Nesse sentido, torna-se importante aprofundar a discussão em torno desse conceito, visto que o ensino e a aprendizagem são potencializados sempre que os sujeitos interagem entre si. Mas, para garantir que a vida cotidiana seja valorizada na escola, acreditamos que também se faz necessário viabilizar, nesse espaço, gestões escolares democráticas.

Biografía del autor/a

Miguel Alfredo Orth, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É líder do grupo de pesquisa Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (UFPEL) e pesquisador nos grupos de pesquisa Comunicação, Cultura, Tecnologias e Modos de Subjetivação (UFPEL) e Formação de Professores no Mercosul/Cone Sul (UFRGS).

Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas e bolsista Fapergs/Capes. Faz parte do grupo de pesquisa Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (UFPEL).

Publicado

2013-09-19

Cómo citar

Orth, M. A., & Fruet, F. S. O. (2013). A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 125–144. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/309