Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância
Keywords:
Evasão, Ensino Superior, Educação a Distância, Graduação em AdministraçãoAbstract
O presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Considerando que a evasão é um dos temas que preocupa as Instituições de Ensino Superior, justificou-se a necessidade desta pesquisa, cujo objetivo foi analisar as causas da evasão dos acadêmicos do curso de graduação em Administração na modalidade a distância de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Paraná. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. O instrumento para a coleta de dados constituiu-se de questionário com questões abertas e fechadas, aplicado aos tutores do curso de Administração na modalidade a distância. Os resultados indicaram que os discentes que mais evadiram no curso foram, em sua maioria, do gênero feminino. No que se refere ao estado civil dos evadidos, percebeu-se que a maioria era de solteiros; contudo não se pode desconsiderar um elevado número de casados que desistiram do curso. Os dados revelaram que mais de 70% dos evadidos estavam na faixa etária entre 18 e 33 anos e, em sua maioria, residem no Estado do Paraná. Observou-se, ainda, que a maior tendência de evasão ocorreu no início do curso. Na visão dos tutores, os dois principais motivos se referem à adaptação à metodologia e, também, à questão financeira dos alunos.
Palavras-chave: Evasão. Ensino Superior. Educação a Distância. Graduação em Administração.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.