O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE EM KANT: A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO ACESSO AO ESPAÇO PÚBLICO PARA O COMBATE A CORRUPÇÃO
Keywords:
, Lei de Acesso a Informação, publicidade, espaço público, cidadania e corrupçãoAbstract
RESUMO : O presente artigo tem como objeto de estudo analisar a Lei de Acesso a Informação (Lei 12.527/2011), partindo do método dialético para consecução do presente e, os referenciais de Kant, a partir do principio da publicidade, sobre os aspectos atinentes ao principio da publicidade, enquanto comunicação e liberdade de expressão a partir do uso público da razão. Hannah Arendt será utilizada o conceito de cidadania como direito a ter direitos. Também, busca-se demonstrar que obtenção de informações e documentos é reconhecido com um direito humano fundamental, estando inscrito em diversas convenções e tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil, servindo como importante instrumento de participação do cidadão no acesso ao espaço público, garantindo a possibilidade inclusão, de controle social, de exercício de uma cidadania autêntica no dia a dia da Administração Pública. Um cidadão bem informado detém a capacidade e a possibilidade de participar de modo efetivo da tomada de decisões, inclusive de utilizar esse mecanismo de controle como forma de prevenir e combater o fenômeno da corrupção.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.