Formação continuada de professores na tendência da modelagem matemática por meio de um vídeo

Authors

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário Univates
  • Gabriela Rabaioli Rama Centro Universitário Univates
  • Gabriel Bavaresco Centro Universitário Univates
  • Elise Cândida Dente Centro Universitário Univates

Keywords:

Modelagem Matemática, Formação de professores, Vídeos, Educação Matemática.

Abstract

Este artigo visa a divulgar uma das ações da pesquisa “Estratégias Metodológicas Visando à Inovação e Reorganização Curricular no Campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental”. A atividade aqui descrita versa acerca da produção de um vídeo utilizado para a formação de professores. Este tem a finalidade de familiarizar os docentes com a Modelagem Matemática, uma metodologia utilizada para o ensino da matemática, mas que pode suscitar trabalhos interdisciplinares a partir de um tema de interesse dos discentes. A produção deste objeto educacional contou com a gravação de uma prática acerca da metodologia em questão, bem como a elaboração de um roteiro de edição, inserção de aportes teóricos e gravações de áudio. O vídeo já foi utilizado em uma oficia de Modelagem Matemática para formação continuada de professores. Como resultado, é possível ponderar que a mídia usada auxiliou os participantes a compreender o cerne da metodologia, haja vista que a oficina foi de curta duração e os professores em formação planejaram possíveis atividades de modelagem para utilização em sala de aula.

Palavras-chave: Modelagem Matemática; Formação de professores; Vídeo; Educação Matemática.

CONTINUING TEACHER TRAINING IN THE TENDENCY OF MATHEMATICAL MODELING WITH THE USE OF A VIDEO

Abstract: This study aims to report one of the actions of the research project entitled “Methodological Strategies Aiming at Innovation and Curriculum Reorganization in Mathematical Education in the Elementary School”. The activity described here is about the production of a video used in teacher training and aims to have teachers acquainted with Mathematical Modeling, a methodology used to teach Math but that can evoke interdisciplinary activities from a theme of interest for students. Some of the methods used to produce this education object were the recording of a teaching practice in Mathematical Modeling, the elaboration of an edition script, the insertion of theoretical inputs, and some audio recordings. The video was already used in a Mathematical Modeling workshop for teachers in training. As a result, it is possible to ponder that the teaching aid helped the participants to comprehend the core of the methodology, considering that the workshop was short in time and the teachers in training planned possible Modeling activities to be used in their classrooms.

Keywords: Mathematical Modeling; Teacher training; Videos; Math teaching.

Published

2018-07-01

How to Cite

Hepp Rehfeldt, M. J., Rama, G. R., Bavaresco, G., & Dente, E. C. (2018). Formação continuada de professores na tendência da modelagem matemática por meio de um vídeo. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(20), 217–229. etrieved from https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/586