Resenha do Livro: PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente?
Keywords:
Diretor escolar. Políticas educacionais. Vitor Paro. Escola Básica.Abstract
Neste livro, Vitor Paro questiona as políticas educacionais fundamentadas na gestão empresarial capitalista, cuja finalidade é radicalmente distinta da educação. Na produção capitalista, a eficiência na administração tem como propósito a lucratividade da empresa, sendo o principal interesse do trabalhador receber seu salário. Na educação, a administração é mediadora da atividade educativa e o educador não pode ensinar apenas orientado pelo seu salário, sendo necessário considerar o caráter político da relação entre sujeitos para produção do ser humano-histórico. Partindo desse pressuposto, o autor analisa o papel do diretor e do significado da direção escolar, apontando alternativas de administração da escola básica, transcendendo a forma usual de concentrá-la nas mãos de apenas um indivíduo.
Palavras-chave: Diretor escolar. Políticas educacionais. Vitor Paro. Escola Básica.
Abstract: In this book, Vitor Paro questions the educational policies based on capitalist business management whose end is radically distinct from that of education. In capitalist production, efficiency in management aims at corporate profitability, and workers’ main interest is to get monthly paid. In education, management mediates the educational activity, and educators cannot teach exclusively oriented by their wages. It is therefore necessary to take into account the political dimension of the relation among the players in order to produce the historical human being. Based on this assumption, the author analyses the role of the school principal and the significance of school management, as well as he offers transcending alternatives to the basic school management centralized in the hands of a single individual.
Keywords: School management. School principal. Vitor Paro. Educacional policies.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.