OS DESAFIOS AMBIENTAIS DAS ESCOLAS DO CAMPO MUNICIPAIS FOMENTADOS PELO INSTITUTO ÁQUILA NOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE MANAUS/AM
Keywords:
Educação, Instituto Áquila.Abstract
As escolas do campo apresentam características diferentes das urbanas em sentido amplo: desde o seu acesso até as suas condições de funcionamento. Analisar esses fatores é salutar, uma vez que todas as escolas do campo do município de Manaus fazem uma avaliação externa municipal denominada Avaliação de Desempenho dos Estudantes. Nesse sentido, em 2014, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu a metodologia GIDE idealizada pelo Instituto Áquila para aumentar o IDEB das escolas municipais de Manaus e o crescimento dos resultados das avaliações externas municipais. Levando em conta a realidade do município, onde as escolas rurais encontram-se inseridas no coração da floresta Amazônica, fez-se necessário analisar a aplicabilidade dessa metodologia considerando, entre outros fatores, a infraestrutura disponível e suas características escolares. Para isso, adotamos a pesquisa documental e bibliográfica ao analisarmos o material de apoio fornecido pelo referido Instituto, e também foi feita uma pesquisa quali-quantitativa ao analisarmos os rendimentos das avaliações externas de duas escolas municipais rurais de Manaus nos quatros bimestres ano de 2015. Por fim, é necessário que as políticas públicas cumpram a meta 7.18 do Plano Nacional de Educação para que as escolas possam ter uma infraestrutura adequada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.