OS DESAFIOS AMBIENTAIS DAS ESCOLAS DO CAMPO MUNICIPAIS FOMENTADOS PELO INSTITUTO ÁQUILA NOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE MANAUS/AM

Autores/as

  • Anne Kellyn Henchen Universidade Federal do Pará
  • Davi do Socorro Barros Brasil

Palabras clave:

Educação, Instituto Áquila.

Resumen

As escolas do campo apresentam características diferentes das urbanas em sentido amplo: desde o seu acesso até as suas condições de funcionamento. Analisar esses fatores é salutar, uma vez que todas as escolas do campo do município de Manaus fazem uma avaliação externa municipal denominada Avaliação de Desempenho dos Estudantes. Nesse sentido, em 2014, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu a metodologia GIDE idealizada pelo Instituto Áquila para aumentar o IDEB das escolas municipais de Manaus e o crescimento dos resultados das avaliações externas municipais. Levando em conta a realidade do município, onde as escolas rurais encontram-se inseridas no coração da floresta Amazônica, fez-se necessário analisar a aplicabilidade dessa metodologia considerando, entre outros fatores, a infraestrutura disponível e suas características escolares. Para isso, adotamos a pesquisa documental e bibliográfica ao analisarmos o material de apoio fornecido pelo referido Instituto, e também foi feita uma pesquisa quali-quantitativa ao analisarmos os rendimentos das avaliações externas de duas escolas municipais rurais de Manaus nos quatros bimestres ano de 2015. Por fim, é necessário que as políticas públicas cumpram a meta 7.18 do Plano Nacional de Educação para que as escolas possam ter uma infraestrutura adequada. 

Biografía del autor/a

Anne Kellyn Henchen, Universidade Federal do Pará

Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua e Literatura. Mestranda em Ciências e Meio ambiente.

Davi do Socorro Barros Brasil

Doutor pela Universidade Federal do Pará

Publicado

2018-03-23

Cómo citar

Henchen, A. K., & Brasil, D. do S. B. (2018). OS DESAFIOS AMBIENTAIS DAS ESCOLAS DO CAMPO MUNICIPAIS FOMENTADOS PELO INSTITUTO ÁQUILA NOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE MANAUS/AM. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(17), 178–188. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/629