Avaliação Sistemática da Dissecação como método de ensino e aprendizagem em Anatomia Humana
Keywords:
anatomia, dissecação, ensinoAbstract
O objetivo do trabalho é avaliar os benefícios do método de dissecação no ensino e aprendizagem em Anatomia Humana, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foi realizada uma revisão sistemática a partir de pesquisas que avaliaram o método de dissecação na aprendizagem de alunos da graduação. Foram encontrados mais de 400 artigos nas bases citadas a respeito do tema, porém apenas 8 artigos de pesquisas empíricas entre os anos de 2001 a 2011 que tratam do ensino e aprendizagem de alunos por meio da dissecação foram selecionados por conta dos objetivos propostos. Verificamos que a dissecação desenvolve a capacidade de resolução de problemas dos estudantes, assim como habilidades de raciocínio espacial, a autorreflexão perante o humano, e integração do cognitivo a habilidades técnicas e afetivas, necessárias à futura prática clínica. Podemos destacar entre os principais pontos da dissecação: trabalho em equipe; respeito ao corpo; familiarização com o corpo humano; aplicação de habilidades práticas; integração da teoria com a prática e preparação para o trabalho clínico. A integração dos sistemas em um organismo como um todo, promovida pela dissecação é frequentemente afirmada no ensino tradicional da anatomia. Conclusões: a dissecação anatômica melhora o ensino-aprendizagem de anatomia humana para os alunos da graduação. Melhorando o aprendizado de estruturas anatômicas, a localização e visualização de estruturas em 3 dimensões, a capacidade de visualização de variações anatômicas, aprimoram habilidades manuais, assim como habilidades para seguir instruções complexas e melhorar a forma de lidar com questões relacionadas à morte. Métodos de ensino em anatomia tais como recursos computadorizados, modelos anatômicos e aulas expositivas por si só não substituem o aprendizado anatômico e clínico, assim como a consolidação do conhecimento proporcionado pelo método de dissecação.
Palavras-chave: Morfologia. Anatomia. Dissecação. Ensino. Aprendizagem.
Systematic evaluation of dissection as a method for teaching and learning in human anatomy
The objective of our article is therefore to evaluate the benefits of the method of dissection in Human Anatomy teaching and learning through a systematic literature review. Methods: We performed a systematic review based on research projects that evaluated the method of dissection in undergraduate students’ learning. Results: More than 400 articles were found in the databases cited on the subject. However, only 8 empirical research articles between 2001 and 2011 focusing on student teaching-learning through dissection were selected due to the proposed objectives. We found that dissection develops students' problem-solving skills, spatial reasoning skills, self-reflection toward what is human, as well as the integration between cognition and the technical and affective skills necessary for future clinical practice. We can highlight the following main points of the dissection: teamwork, body respect, familiarization with the human body, application of practical skills, integration between theory and practice, and preparation for clinical work. The integration of systems into an organism as a whole promoted by dissection is often affirmed in the traditional teaching of anatomy. Conclusions: anatomical dissection improves human anatomy teaching-learning for undergraduate students. It also improves the learning of anatomical structures, the location and visualization of 3-dimensional structures, the ability to visualize anatomical variations, manual skills, the ability to follow complex instructions and the way to cope with death-related issues. Anatomy teaching methods such as computerized resources, anatomical models, and expository classes alone do not replace anatomical and clinical learning, as well as the consolidation of knowledge provided by the method of dissection.
Keywords: Morphology. Anatomy. Dissection. Teaching. Learning.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.