A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI
Keywords:
Mulher, cultura escolar brasileira. Séculos XVIII a XXI, sujeitos escolares, trabalhadora.Abstract
As discussões das obras elencadas nas referências deste artigo, alusivas à educação brasileira, levam-nos a tecer uma breve análise sobre a posição da mulher no cenário educacional brasileiro entre o século XVIII e o início do século XX, avançando em seguida para a situação da mulher neste século, quando já nos aproximamos do fechamento de suas primeiras duas décadas. Aqui ressaltamos as suas atuações, como parte dos sujeitos escolares, quais sejam professoras e alunas, diretoras de escolas, etc., inseridas em contextos históricos específicos, palcos de preconceitos, estereótipos e atrasos, mas também para as mudanças vindouras, assim como no seu cotidiano de mulher esposa, mãe, trabalhadora e amante. O estudo está ancorado em questões sociais, econômicas e políticas que têm permeado o período delimitado. A pesquisa bibliográfica tomada como aporte metodológico contempla as obras “As Reformas Pombalinas no Brasil”, de Thais Fonseca, “A mulher de posses e a instrução dos órfãos menores na Capitania de Sergipe Del Rey no Século XVIII”, de Vera Maria dos Santos, “O pensamento burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836”, de Gilberto Luiz Alves, e “Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República”, de Luciano Mendes de Faria Filho, assim como as produções do Observatório de Educação do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (OBEDUC/GPGFOP/PPED/UNIT/CAPES/CNPq), frutos de trabalhos teórico-empíricos. Assim, proporcionamos como contribuição acadêmica a discussão e o estudo dessa temática tão atual com o objetivo de situar a mulher e seu papel nos idos da formação da Educação Brasileira e no contexto da sociedade atual, via aprofundamento e sob o olhar da reflexão. A partir dos estudos realizados, verificamos que a mulher ainda possui um longo caminho a percorrer para a crescente valorização da sua atuação social, destacando-se o seu papel na Educação.
Palavras-chave: Mulher. Cultura escolar brasileira. Séculos XIII a XXI. Sujeitos escolares. Mulher Trabalhadora.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.