Educação integral e tempo integral: a constituição de uma subjetividade preventiva

Autores/as

  • Rochele da Silva Santaiana Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Veronice Camargo da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1010

Palabras clave:

Educação Integral, Subjetividade Preventiva, Tempo

Resumen

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo realizada em dois municípios da fronteira oeste do Rio Grande do Sul que teve como objetivo geral analisar os discursos produzidos nas escolas sobre Educação Integral e Tempo Integral. Metodologicamente foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: entrevista e questionário com docentes dos dois municípios participantes. Foi possível inferir que estar mais tempo na escola permite investir na potencialidade dos sujeitos e considera-se, ao final, que a Educação Integral contemporânea se sustenta pela jornada ampliada na escola, como espaço de constituição de uma subjetividade preventiva.

Palavras-chave: Educação Integral; Subjetividade Preventiva; Tempo

Biografía del autor/a

Rochele da Silva Santaiana, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta  do curso de Pedagogia da Unviversidade Estadual do Rio Grande do Sul e docente do PPGED Mestrado Profissional em Educação

Veronice Camargo da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Docente Adjunta do Curso de Pedagogia e do PPGED Mestrado Profissional em Educação da UERGS.

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Publicado

2021-02-06

Cómo citar

Santaiana, R. da S., & Silva, V. C. da . (2021). Educação integral e tempo integral: a constituição de uma subjetividade preventiva. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(28), 519–533. https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1010