Grupo de acolhimento com professoras: desafios frente ao ensino remoto emergencial

Autores/as

  • Antonio Carlos Barbosa da Silva Universidade Estadual Paulista - Unesp - Assis
  • Bruna Bortolozzi Maia Unesp-Assis

Palabras clave:

Educação. Ensino remoto emergencial. Professores. Psicologia

Resumen

O presente relato narra uma intervenção que se deu através de um grupo operativo realizado com professores de diversas localidades que tiveram que se adaptar ao ensino remoto emergencial (ERE) diante da pandemia de Covid-19. Os objetivos eram: acolher os professores, analisar suas dificuldades frente a ERE e repensar as aulas remotas, de forma a torná-las mais críticas. As professoras durante a intervenção queixaram-se de suas dificuldades na elaboração de aulas remotas, stress por exposição contínua na internet, dificuldade em orientar os pais no acompanhamento dos alunos frente ao ensino remoto. Dessa forma, o embate na intervenção valorizou a função da professora como uma trabalhadora essencial que auxilia o sujeito a interpretar esse momento pandêmico. O grupo de acolhimento foi um dispositivo de grande valia para explicitar as dificuldades e na reflexão no desenvolvimento de ações críticas frente ao ERE.

Palavras-chave: Educação. Ensino remoto emergencial. Professores. Psicologia

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Barbosa da Silva, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Assis

Professor Doutor do depto. de Psicologia evolutiva, social e escolar da Unesp- Assis. Docente da disciplina Formação, cultural e brasileira, Psicologia da educação e supervisor de estágio na enfase Desenvolvimento humano e processos educativos. Coordenador de projetos extensionistas

Bruna Bortolozzi Maia , Unesp-Assis

Discente curso de Psicologia Unesp-Assis. integrante do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Psicanálise e Vincularidade - Lapsivi -UNESP Assis

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Publicado

2021-09-13

Cómo citar

Silva, A. C. B. da ., & Maia , B. B. (2021). Grupo de acolhimento com professoras: desafios frente ao ensino remoto emergencial: . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(30), 533–552. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1083