Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem

Autores/as

  • José Luís Bizelli São Paulo State University (UNESP), Araraquara – SP – Brazil
  • Arielly Kizzy Cunha São Paulo State University (UNESP), Bauru – SP – Brazil
  • José Anderson Santos Cruz
  • Alexander Vinicius Leite da Silva

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1099

Palabras clave:

Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education.

Resumen

As inovações tecnológicas e as concepções sociais contemporâneas virtuais, digitais, efêmeras, competitivas, imagéticas favorecem o desenvolvimento de novos processos educacionais, e a inclusão dessas tecnologias como ferramentas para fomento do aprendizado. Educadores, pais, crianças e profissionais produtores desses conteúdos estão envolvidos no processo. O estudo objetiva reflexão sobre as características dos nativos digitais, crianças, jogadores, espectadores, consumidores, e também dos produtores de conteúdo, que demanda equipe multidisciplinar de produtores de histórias, audiovisual, jogos. Através de revisão bibliográfica e análise e síntese de conteúdos, observa-se e constatam-se mudanças das ações na formação e na importância das Narrativas Transmídia para os indivíduos dessa geração, e de que esses produtos já fazem parte de suas vidas e seu uso pode ser benéfico, se mediado, direcionado e planejado, pelos responsáveis, educadores e pela equipe de profissionais que os produz.

Palavras-chave: Narrativa transmídia. Tecnologias. Informação. Comunicação. Educação.

Biografía del autor/a

José Luís Bizelli, São Paulo State University (UNESP), Araraquara – SP – Brazil

São Paulo State University (UNESP), Araraquara – SP – Brazil. Associate Professor, School of Sciences and Languages (FCLAr/UNESP) – Brazil; Postgraduate Program in School Education. Research Productivity Scholarship Level 2 – CNPq. National Coordinator FEPAE. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6634-1444. E-mail: jose.bizelli@unesp.br

Arielly Kizzy Cunha, São Paulo State University (UNESP), Bauru – SP – Brazil

São Paulo State University (UNESP), Bauru – SP – Brazil. Lecturer in the Graduation Course in Radio, TV, and Internet, School of Architecture, Arts and Communication (FAAC/UNESP) – Brazil. Distance Learning Mediator in the Pedagogy Course (UNIVESP-SP). Doctor in in Media and Technology (UNESP). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5155-7210. Email: ariellykizzy@gmail.com

José Anderson Santos Cruz

São Paulo State University (UNESP), Araraquara – SP – Brazil. Doctor in School Education, School of Sciences and Languages (FCLAr/UNESP) - Brazil. Collaborator Advisor ESALQ/PECEGE. Deputy Editor of Journals and Technical Assessor in Scientific Journals Management. CAPES Scholar. Editor in charge of the Editora Ibero-Americana de Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5223-8078. E-mail: anderson.cruz@unesp.br

Alexander Vinicius Leite da Silva

Sacred Heart University Center (UNISAGRADO), Bauru – SP – Brazil. Graduating in Languages. PIBID/CAPES Scholar. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4672-8799. E-mail: alexandervinicius.s@gmail.com

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Publicado

2021-03-21

Cómo citar

Bizelli, J. L. ., Cunha, A. K. ., Cruz, J. A. S., & Silva, A. V. L. da . (2021). Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(29), 223–235. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1099