O revisitar do conceito pedagógico de competência

Autores/as

Palabras clave:

Competência, Teoria da ação comunicativa, Prática docente, Profissionalização docente, Professor reflexivo.

Resumen

Com a aprovação, em 2017, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o consequente processo de institucionalização, territórios de disputas perenes no campo pedagógico como que se aqueceram, chamas se reacenderam ensejadas pelo cabedal de questões e problemas trazidos pela BNCC. O tema é o conceito de pedagógico de competência. O objetivo é analisar criticamente o conceito pedagógico de competência para demonstrar o caráter anfibológico e multifacetado do conceito de competência e suas limitações, tendo em visa uma prática docente dialógica e concreta. A metodologia se constitui numa revisão de literatura. A fundamentação teórica pauta-se em Habermas a deslindar uma concepção discursiva de competência, em sintonia com a prática da crítica imanente de Adorno a partir de Perrenoud, Schön, Gauthier e outros. Os resultados e conclusões apontam para um conceito discursivo de competência capaz de aproximar a prática docente da racionalidade comunicativa, contribuindo para uma prática de formação crítica.

Palavras-chave: Competência. Teoria da ação comunicativa. Prática docente. Base Nacional Comum Curricular. Profissionalização docente. Professor reflexivo.

Biografía del autor/a

Otilia Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília

Docente da Universidade de Brasília/Faculdade de Educação/MTC. Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília sob a supervisão de Ilma Passos de Alencastro Veiga. Desenvolve estudos (pesquisa, ensino e extensão) na área de Educação, pesquisando: formação de professores, Pedagogia; Didática; Ludicidade, construção do conhecimento e Ensino Médio. No âmbito da gestão atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia e Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas da FE/UNB. Professora Permanente dos PPGE E PPGE-MP da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas - Geppesp.

William Macêdo Virgínio, IFESP-RN

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professor assistente 2 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e no Instituto de Educação Presidente Kennedy - IFESP -. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente no seguinte tema: formação docente, competência educativa, dentre outros.

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Publicado

2021-09-13

Cómo citar

Dantas, O. M. A. da N. A., & Virgínio, W. M. (2021). O revisitar do conceito pedagógico de competência. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(30), 426–452. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1142