Educação musical e autorregulação da aprendizagem: uma revisão sistemática

Autores/as

  • Iuri Ozires Sobreira de Oliveira Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • João Carlos Sedraz Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Gibran Medeiros Chaves de Vasconcelos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1149

Palabras clave:

Autorregulação, Ensino, aprendizagem, Educação musical

Resumen

A busca por formas de se ensinar e de se aprender música aponta a cada dia para modelos distantes do modelo conservatorial. Propõem-se novas abordagens como a crença da autoeficácia, motivação e autogerenciamento cognitivo, atitudes relacionadas à autorregulação da aprendizagem. Esta revisão sistemática, realizada no período de julho de 2018 a julho de 2019, analisou trabalhos que pudessem identificar comportamentos e estratégias de autorregulação da aprendizagem na prática de estudo dos alunos de música em diversos contextos e de que maneira estes contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados encontrados demonstram que aprendizes autorregulados tendem a desenvolver melhor suas atividades de aquisição do conhecimento e aqueles que não têm esse perfil podem desenvolvê-lo a partir da adoção de práticas de ensino propostas pelo professor que estimulem atitudes e estratégias autorregulatórias.

Biografía del autor/a

Iuri Ozires Sobreira de Oliveira, Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF

Educador musical desde 2001, cursó la Licenciatura en Pedagogía en la Universidad Federal de Pernambuco hasta 2012. Graduado en Música en el Instituto Federal de Sertão Pernambucano (2016) y Especializado en Educación Aplicada a la Interpretación Musical en el Centro Universitario de Sul de Minas - UNIS. Es estudiante de maestría en el Programa de Posgrado en Dinámica del Desarrollo Semiárido -PPGDIDES en la Universidad de Vale do São Francisco - UNIVASF. Fue profesor de música en la escuela primaria II del Colégio N. S. Auxiliadora, profesor de Educación Musical en el Centro Maria Auxiliadora (CEMAM) e instructor de música en el Colégio Dom Bosco (PE). Como profesor de instrumento impartió las siguientes actividades: Guitarra Clásica (Colégio N. S. Auxiliadora y CEMAM) y Violín y flauta dulce (CEMAM). Actividades desarrolladas de Director y Arreglista de Banda Musical (Colégio Auxiliadora y CEMAM), Director de Banda Marcial (Colégio Dom Bosco) y Director de la Orquesta y Coro de Novos Talentos en la ciudad de Petrolina-PE. Como Director Musical y Arreglista, dirigió varios Recitales, Festivales de Arte y conciertos en las Instituciones Educativas antes mencionadas. Tiene una dilatada carrera como instrumentista y compositor de guitarras y bandas musicales. También tiene experiencia en la enseñanza colectiva de instrumentos de viento. Actualmente es profesor EBTT Lotado en la Coordinación de la Licenciatura en Música en IF sertão - Campus Petrolina. 

Área de investigación: Educación musical, Enseñanza colectiva de instrumentos musicales y autorregulación del aprendizaje.

 

João Carlos Sedraz Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Engenharia Mecânica (UFBA), especialização em Educação a Distância (SENAC/AL), mestrado em Ciência da Computação (UFPE) e doutorado em Ciência da Computação (UFPE). Foi professor da Universidade Federal da Bahia e, atualmente, é docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde desenvolve pesquisas concentradas na concepção e modelagem de ambientes colaborativos de aprendizagem. Na Univasf, também, coordenou a implantação dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, exerceu funções de Diretor de Planejamento e Ensino, Pró-Reitor de Ensino, Coordenador UAB, Coordenador do Telessaúde e Secretário de Educação a Distância. É membro do grupo de pesquisa de Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional da UFPE e consultor da Diretoria de Educação a Distância da Capes.

Gibran Medeiros Chaves de Vasconcelos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009); Especialização em Direito Administrativo, pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF (2012); Mestrado Profissional [em andamento] em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão - PE) , Campus Petrolina, atuando no Núcleo de Ações Pedagógicas nos cursos de ensino superior.

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Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Oliveira, I. O. S. de, Silva, J. C. S., & Vasconcelos, G. M. C. de . (2022). Educação musical e autorregulação da aprendizagem: uma revisão sistemática. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(32), 12100–12116. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1149