A Pedagogia como Campo Epistêmico, Curso e Profissão: indicativos para pensar o trabalho do/a pedagogo/a jurídico

Autores

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo UFPB
  • Simony Freitas de Melo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1162

Palavras-chave:

Pedagogia. Ciência da Educação. Pedagogia Jurídica. Pedagogo.

Resumo

O presente artigo aborda elementos da Pedagogia como campo epistêmico, curso e profissão, apontando perspectivas de compreensão do trabalho desenvolvido pelo/a pedagogo/a jurídico/a. As reflexões propostas neste texto problematizam a especificidade da Pedagogia e como seus aspectos identitários ocupam a discussão nacional em face de reducionismos que a vinculam, exclusivamente, à educação escolar, desconsiderando configurações de atuação já em desenvolvimento em contextos de desafios emergentes para a garantia e a ampliação do Direito à Educação. Neste texto, nos posicionamos a favor do lugar e papel que a Pedagogia vem ocupando na sociedade para além dos muros da escola, considerando-a como ciência da e para a educação. A partir desse pressuposto, apresentamos a configuração da Pedagogia Jurídica em relação aos itinerários profissionais de pedagogos/as que atuam nesse âmbito e das bases de sustentação legal dessa atuação.

Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, UFPB

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Departamento de Habilitações Pedagógicas no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Membro da Rede Nacional de Pesquisadores/as em Pedagogia (RePPed), da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE) e da Asssociação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), participando do GT 4 – Didática. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES).

Simony Freitas de Melo, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Analista Judiciário – Pedagoga do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

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Publicado

2021-11-14

Como Citar

Severo, J. L. R. de L., & Melo, S. . F. de. (2021). A Pedagogia como Campo Epistêmico, Curso e Profissão: indicativos para pensar o trabalho do/a pedagogo/a jurídico. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(31), 857–876. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1162