Mudanças e desafios na pesquisa e ensino na Universidade de Guadalajara com, durante e após a pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1186Palabras clave:
knowledge management, virtual environments, teachers, research and training of researchers.Resumen
O objetivo deste texto é analisar as mudanças e os principais desafios que a comunidade acadêmica tem enfrentado diante da pandemia COVID-19. A partir do pressuposto de que as formas de fazer pesquisa, ensino e formação de novos pesquisadores foram reativamente revolucionadas em praticamente todas as áreas do conhecimento diante da emergência sanitária, na maioria dos casos, ambientes virtuais ou ecossistemas tornaram-se o principal fator para a gestão do conhecimento científico e acadêmico. No entanto, isso também implicava uma série de desafios que vale a pena aprofundar, a partir do questionamento, entre outros: como a pesquisa e o ensino foram desenvolvidos nos últimos meses? Quais foram os principais obstáculos para a geração de novos conhecimentos? Quais estratégias foram implementadas para realizar o trabalho de campo? Qual é o equilíbrio em relação à formação acadêmica e à produção de novos conhecimentos? A primeira parte deste documento descreve as dinâmicas e estratégias que a Universidade de Guadalajara desenvolveu em pesquisa e ensino antes da chegada do COVID-19; em um segundo momento, identificaremos as principais mudanças e estratégias que a instituição adotou, e durante a emergência em saúde e, na terceira seção, vamos apontar os principais desafios que pesquisadores, professores e a comunidade universitária enfrentarão a curto prazo no que diz respeito ao desenvolvimento da pesquisa e ensino após a pandemia.
Citas
ARDILA RODRÍGUEZ, Mireya; “Docencia en ambientes virtuales: nuevos roles y funciones”, Revista Virtual Universidad Católica del Norte, núm. 28, septiembre-diciembre, 2009, pp. 1-15. Fundación Universitaria Católica del Norte Medellín, Colombia, Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=194214468004
COVARRUBIAS PAPAHIU, Patricia & Piña Robledo, María Magdalena; “La interacción maestro-alumno y su relación con el aprendizaje”, Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (México), vol. XXXIV, núm. 1, 1er. trimestre, 2004, pp. 47-84 Centro de Estudios Educativos, A.C. Distrito Federal, México; https://www.redalyc.org/pdf/270/27034103.pdf
DI BELLO, Mariana & Romero, Lucía Ana. Vinculación y extensión universitaria: la relación entre la universidad y sus entornos en las universidades nacionales de Quilmes y Lanús. Apuntes, Lima, v. 45, n. 82, p. 145-171, enero 2018. Disponible en <http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0252-18652018000100006&lng=es&nrm=iso>. Accedido en 04 mayo 2021. http://dx.doi.org/https://doi.org/10.21678/apuntes.82.867.
GARCÍA, Eustoquio, 2011; Producción de conocimiento social: retos del investigador. Enl@ce Revista Venezolana de Información, Tecnología y Conocimiento, 8 (2), 27-41; disponible en: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:HUHfUY1fw9QJ:https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3703549.pdf+&cd=17&hl=es&ct=clnk&gl=mx
LLOYD, Marion. El sector de la investigación en México: entre privilegios, tensiones y jerarquías. Rev. educ. sup, México, v. 47, n. 185, p. 1-31, marzo 2018. Accedido en 23 abr. 2021. Disponible en http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-27602018000100001&lng=es&nrm=iso
SEGURA CARDONA, Ángela María; ¿La docencia y la investigación son aspectos complementarios?; Investigaciones Andina, vol. 10, núm. 17, 2008, pp. 46-57; Fundación Universitaria del Área Andina; Pereira, Colombia. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=239016505004
UNIVERSIDAD DE GUADALAJARA, página oficial, en sus apartados de Coordinación General de Investigación, Posgrado y Vinculación, Rectoría General, disponibles en: https://www.udg.mx/es
UNESCO; Serie de Seminarios Web para América Latina y el Caribe: No dejar a nadie atrás en tiempos de la pandemia del COVID-19; ODS-Educación 2030; jueves 9 de julio de 2020; 11 horas (Santiago de Chile, GTM-4), disponible en: https://en.unesco.org/news/covid-19-y-educacion-superior-impacto-y-recomendaciones-resumen-del-seminario-web-regional
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.