O domínio do capital aberto na educação brasileira: o projeto ultraliberal da educação

Autores

  • Madalena Guasco Peixoto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1386

Palavras-chave:

Educação brasileira, Privatização, Políticas públicas, Educação superior

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar características e elementos históricos que embasam o processo de privatização da educação brasileira, destacando-se o período atual. Nessa fase, serão considerados os dados do Censo da Educação Superior de 1997 a 2005, tendo como foco a análise documental das principais políticas públicas voltadas para a construção de uma educação democrática, cujo princípio se instaura na Constituição de 1988, com a promulgação Lei de diretrizes e Bases (9394/96). Serão analisados o Plano Nacional de Educação (10172/2001) e outros documentos publicados pelo Ministério da Educação, quais sejam: a portaria nº. 639 de 13/05/1997 e o decreto nº. 2.306/97.

Biografia do Autor

Madalena Guasco Peixoto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

http://lattes.cnpq.br/4660932552271444

https://orcid.org/0000-0001-8912-7929

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Peixoto, M. G. (2023). O domínio do capital aberto na educação brasileira: o projeto ultraliberal da educação. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 826–846. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1386

Edição

Seção

PARTE 1: Os impactos das políticas de privatização e mercantilização da educação brasileira