Privatização e mercantilização na educação infantil: diálogos sobre a oferta nas redes pública e privada

Autores

  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo – DLCE/PPGE/CE/Ufes
  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo – CEFD/Ufes

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1387

Palavras-chave:

Avaliação da oferta, Educação infantil, Formação de professores, Privatização, Mercantilização

Resumo

Com atenção à conjuntura socioeconômica, este texto aborda os processos de privatização e mercantilização da educação, focalizando o campo da educação infantil, em diálogo com a formação inicial de professores. Aborda marcadores avaliativos da oferta nas redes pública e privada, a partir de pesquisa com um grupo de 85 graduandas do curso de Pedagogia de uma universidade pública da região Sudeste. Os resultados evidenciam tematizações ligadas à qualidade dos processos educativos, imersas no enfrentamento de uma sociabilidade sugestionadora da valorização do setor privado. Nas emergências que se impõem ao desenvolvimento da educação infantil, observa-se que a formação docente constitui importante espaço para fomentar reflexões, no horizonte da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, comprometida com as necessidades das crianças pequenas.

Biografia do Autor

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo – DLCE/PPGE/CE/Ufes

Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo – DLCE/PPGE/CE/Ufes. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” – Grufae/Ufes. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Espírito Santo – PPGEF/Ufes. Vitória, ES, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5027-1306.

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo – CEFD/Ufes

Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado – CEFD/Ufes. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (Naif). Vitória, ES, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3093-4149.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Côco, V., & Mello, A. da S. (2023). Privatização e mercantilização na educação infantil: diálogos sobre a oferta nas redes pública e privada. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 847–870. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1387

Edição

Seção

PARTE 1: Os impactos das políticas de privatização e mercantilização da educação brasileira