Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos

Autores/as

  • Maria Isabel de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Claudia Dourado de Salces Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educador (GEPEFE)
  • Renata Nassralla Kassis do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (Gepepinfor)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1388

Palabras clave:

Políticas neoliberais, Diretrizes curriculares, Formação de professores, Escola pública

Resumen

A atual configuração econômica mundial sujeita todas as atividades à lógica de valorização do capital, e dela não escapa a área educacional. Nas últimas décadas, com a ingerência de organismos internacionais, a noção de capital humano fortaleceu a substituição da concepção de educação como construção de conhecimentos acumulados historicamente, essenciais à humanização dos sujeitos, pela lógica econômica, em que a educação deixa de ser um direito e passa a ser negociada como mercadoria. Com base nesse contexto, este artigo discute o embate da visão neoliberal e da visão progressista no campo educacional, que se traduz por meio de reformas no campo da formação de professores e suas reverberações na escola pública.

Biografía del autor/a

Maria Isabel de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona. É professora associada sênior da Faculdade de Educação da USP, onde foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação e assessora da Pró-Reitoria de Graduação. É pesquisadora e coordenadora (em parceria) do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. E-mail: mialmeida@unisantos.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2506-2972

Claudia Dourado de Salces, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educador (GEPEFE)

Linguista e pedagoga. Mestre em Linguística pela Unicamp e Doutora em Educação pela USP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educador (GEPEFE). Atua como professora da rede pública municipal de Valinhos (SP). E-mail: profaclaudiaportugues2021@gmail.com. Orcid: htps:// https://orcid.org/0000-0003-1582-3766

Renata Nassralla Kassis, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (Gepepinfor)

Pedagoga. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (Gepepinfor), vinculado ao PPGE da Unifesp. E-mail: renatakassis@uol.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9883-960X

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Publicado

2023-04-01

Cómo citar

Almeida, M. I. de, Salces, C. D. de, & Kassis, R. N. (2023). Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 893–922. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1388

Número

Sección

PARTE 2: Desdobramentos das políticas públicas neoliberais no campo da educação