Práticas corporais e a intervenção do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde

análise de uma região do estado do Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Moane Marchesan Krug Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Grasiane Aparecida Schweig Tusset Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1428

Palabras clave:

Profissional de Educação Física, Sistema Único de Saúde, Saúde Coletiva, Profissional de Saúde

Resumen

Objetivou-se nesta pesquisa mapear e analisar a intervenção do profissional de Educação Física (PEF) que atua no SUS nos municípios das Macrorregiões Missioneira e Norte do Rio Grande do Sul. Aplicou-se um questionário em 52 gestores e profissionais da Saúde. Evidenciou-se que a maioria dos municípios oferecem práticas corporais para a população, porém, a ausência de PEF, a baixa periodicidade dos grupos e o público-alvo ter baixa presença da população, em geral, resultam em pontos negativos. Quanto à percepção dos gestores e dos profissionais da Saúde sobre o PEF, percebeu-se que, embora eles relatem que a Saúde é um bem-estar biopsicossocial, ao explicar esse conceito, eles relacionam a Saúde como ausência de doenças. A maioria dos PEF não possuiu, em sua formação inicial, conteúdos relacionados a saúde coletiva, o que dificulta a atuação nestes locais de Saúde.

Biografía del autor/a

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Ciências Médicas (UFSC). Especialista em Educação Física Escolar (UFSM), Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC) e Professor Adjunto II da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). rkrug@unicruz.edu.br

Moane Marchesan Krug, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação Física – UFSC. Licenciada Plena em Educação Física – UNICRUZ. Professora dos cursos de Educação Física da UNIJUI e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família UNIJUI/FUMSSAR. moane.krug@unijui.edu.br

Grasiane Aparecida Schweig Tusset, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil.

Bacharel em Educação Física – UNIJUI grasiane.tusset@souunijui.edu.br

Citas

BAGRICHEVSKY, M. A formação profissional em Educação Física enseja perspectivas (críticas) para a atuação na saúde coletiva? In: FRAGA, A.; WACHS, F. (Orgs.). Educação Física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2007 p. 33-46.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BENEDETTI, Tânia R. Bertoldo et al. (Orgs.). A formação do profissional de educação física para o setor saúde. Florianópolis: Postmix, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 218/97 – Regulamentação das profissões de Saúde. Brasília, 1997.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 4. ed. 4. reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 72 p.: il. color. (Série B. Textos Básicos de Saúde).

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: revisão da Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Saúde na Escola. Caderno Temático Práticas Corporais, Atividade Física e Lazer [recurso eletrônico] / Versão Preliminar. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Educação Física [recurso eletrônico] / Resolução Nº 6 de 18 de dezembro de 2018. – Brasília: Ministério da Educação, 2018, Seção 1, p.33.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento e Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021. 54 p.: il.

CARVALHO, Yara Maria de. Práticas corporais e comunidade: um projeto de educação física no Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa. In: Educação Física e Saúde Coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção [S.l: s.n.], 2007.

FALCI, Denise Mourão; BELISÁRIO, Soraya Almeida. A inserção do profissional de educação física na atenção primária à saúde e os desafios em sua formação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S.L.], v. 17, n. 47, p. 885-899, 26 nov. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832013005000027.

FLORINDO, Alex Antônio; ANDRADE, Douglas Roque, organizadores. Experiências de promoção da atividade física na estratégia de saúde da família [livro eletrônico]. Florianópolis - Sc: Sbafs - Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2015. 274 p. 5,43 Mb; PDF

FRAGA, Alex Branco; CARVALHO, Yara Maria de; GOMES, Ivan Marcelo. Políticas de Formação em Educação Física e Saúde Coletiva. Ensaio Essay: Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 367-386, nov. 2012.

FRAGA, Alex Branco; CARVALHO, Yara Maria de; GOMES, Ivan Marcelo. (org.). Práticas Corporais no Campo da Saúde: uma política em formação. Porto Alegre: Rede Unida, 2015. 258 p. (Série Interlocuções: Práticas, Experiências e Pesquisas em Saúde).

GUARDA, Flávio Renato Barros da et al. Intervenção do profissional de educação física: formação, perfil e competências para atuar no programa academia da saúde. Revista Pan-Amazônica de Saúde, [S.L.], v. 5, n. 4, p. 63-74, dez. 2014. Instituto Evandro Chagas. http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232014000400008.

GUIMARÃES, Jean Augusto Coelho; NAKAMURA, Priscila Missaki. A inserção da atividade física na atenção básica à saúde por meio da extensão universitária [livro eletrônico]. 1. Edição. Florianópolis, SC: Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde – SBAFS. 2020. PDF. ISBN 978-65-86812-01-5

ILHA, Franciele Ross da Silva. As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 11, n. 25, p. 344–357, 2020.

KRUG, Moane M. Notas de aula da disciplina de Práticas Corporais e Saúde V. Unijui, Ijuí, 2021.

LOCH, Mathias Roberto; DIAS, Douglas Fernando; RECH, Cassiano Ricardo. Apontamentos para a atuação do Profissional de Educação Física na Atenção Básica à Saúde: um ensaio. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S.L.], v. 24, p. 1-5, 12 ago. 2019. Brazilian Society of Physical Activity and Health. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.24e0069.

LOCH, Mathias Roberto; RECH, Cassiano Ricardo; COSTA, Filipe Ferreira da. A urgência da Saúde Coletiva na formação em Educação Física: lições com o covid-19. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 25, n. 9, p. 3511-3516, set. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020259.19482020.

MORETTI, Andrezza C. et al. Práticas Corporais/Atividade Física e Políticas Públicas de Promoção da Saúde. Saúde Soc., São Paulo, v. 18, n. 2, p. 346-354, 2009.

NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 7. ed. Florianópolis. Ed. do Autor, 2017. 362 p.: il.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração, Catalão: UFG, 2011. 72 p.: il.

OLIVEIRA, Rogério Cruz; ANDRADE, Douglas Roque. Formação profissional em educação física para o setor da saúde e as diretrizes curriculares nacionais. Pensar A Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, p. 721-733, 28 dez. 2016. Universidade Federal de Goias. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42255.

OLIVEIRA, Rogério Cruz de. Educação física, saúde e formação profissional: Physis: Revista de Saúde Coletiva: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 1-4, 8 out. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312018280302

RIO GRANDE DO SUL. COSEMS-RS. Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (ed.). Regiões de Saúde. 2021. Disponível em: https://www.cosemsrs.org.br/regioes-de-saude. Acesso em: 12 nov. 2021.

SCABAR, Thaís Guerreiro; PELICIONI, Andrea Focesi; PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Atuação do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde: uma análise a partir da Política Nacional de Promoção da Saúde e das Diretrizes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. J Health Sci Inst., São Paulo, v. 4, n. 30, p. 411-418, 2012.

SEGRE, M.; FERRAZ, F. C. O conceito de saúde. Revista de Saúde Pública, v. 31, n. 5, p. 538-542, 1997.

SILVA, Rodrigo Sinnott et al. Atividade física e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 115-120, jan. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000100017.

Publicado

2023-10-19

Cómo citar

Rosso Krug, R. de, Marchesan Krug, M., & Schweig Tusset, G. A. (2023). Práticas corporais e a intervenção do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde: análise de uma região do estado do Rio Grande do Sul. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(38), 401–419. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1428