O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básica
Palabras clave:
Docência em Arte, Desafios Docentes, Formação Docente, Ensino de ArteResumen
Esta pesquisa tem como finalidade analisar os desafios da profissão docente em artes, tendo como procedimento investigativo as observações realizadas em duas escolas da rede estadual de ensino, da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Para tal, foi feita uma análise de pesquisas inseridas no bojo da história da educação brasileira, que abordam a formação e profissionalização docente, e a docência no ensino de Arte, para que a pesquisa pudesse se fundamentar teoricamente na produção de reflexões e interpretações sobre a problemática ora apresentada. Dentre alguns resultados, constatou-se que a avaliação em arte e o trabalho com leitura de imagens em sala de aula são pertinentes desafios que o docente desta área do conhecimento se depara em sua prática educativa, além da importância da formação continuada para a sua prática educativa. Neste sentido, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, corrobora a relevância de estudos sobre a docência em artes, ao socializar e disseminar conhecimento para a pesquisa em educação e as interpretações produzidas sobre este tema, referente aos desafios que permeiam essa profissão no âmbito educacional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.