O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básica

Autores/as

  • Gustavo Cunha Araujo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Arlinda Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso

Palabras clave:

Docência em Arte, Desafios Docentes, Formação Docente, Ensino de Arte

Resumen

Esta pesquisa tem como finalidade analisar os desafios da profissão docente em artes, tendo como procedimento investigativo as observações realizadas em duas escolas da rede estadual de ensino, da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Para tal, foi feita uma análise de pesquisas inseridas no bojo da história da educação brasileira, que abordam a formação e profissionalização docente, e a docência no ensino de Arte, para que a pesquisa pudesse se fundamentar teoricamente na produção de reflexões e interpretações sobre a problemática ora apresentada. Dentre alguns resultados, constatou-se que a avaliação em arte e o trabalho com leitura de imagens em sala de aula são pertinentes desafios que o docente desta área do conhecimento se depara em sua prática educativa, além da importância da formação continuada para a sua prática educativa. Neste sentido, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, corrobora a relevância de estudos sobre a docência em artes, ao socializar e disseminar conhecimento para a pesquisa em educação e as interpretações produzidas sobre este tema, referente aos desafios que permeiam essa profissão no âmbito educacional.

Biografía del autor/a

Gustavo Cunha Araujo, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, na linha de pesquisa Culturas Escolares e Linguagens.

Publicado

2014-07-20

Cómo citar

Araujo, G. C., & Oliveira, A. A. (2014). O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básica. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(10), 383–396. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/160