Narrativas docentes sobre formação: itinerâncias vocacionais em desconstrução

Autores/as

  • Nilcelio Sacramento de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Bruno Costa Lima Rossato UERJ
  • Adenir Carvalho Rodrigues Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Bonito/Ba; Professor efetivo da Rede Estadual de Educação do estado da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1626

Palabras clave:

Formação docente, espaços formativos, saberes docentes

Resumen

O presente trabalho discute concepções e reflexões que professoras/es têm dos seus processos de formação a partir dos saberes docentes que vão emergindo das/nas práticas educativas dos/nos cotidianos das escolas, tendo como objetivo contribuir com a discussão sobre a formação docente, inicial e continuada, que se configura como uma possibilidade de visibilizar este tema e ampliar o debate acerca das políticas educacionais para a formação docente. Vale-se de entrevistas com duas professoras e um professor. Por meio da abordagem narrativa, analisamos os sentidos construídos por essas/es professoras/es à sua formação inicial e continuada, como possibilidades de (res)significação dos seus saberesfazeres docentes. A partir das narrativas, podemos inferir que o locus de trabalho é espaçotempo privilegiado de formação e valorização dos saberesfazeres no processo formativo.

Biografía del autor/a

Nilcelio Sacramento de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2022). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). É membro da Associação Brasileira de Currículo ABdC. Pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas - Escola, Memória e Cotidiano (GEPEMC/UFF) e Políticas do Corpo e Diferenças (POC’s/UFPel). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8908-1841

Bruno Costa Lima Rossato, UERJ

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Atualmente é Professor de Educação Infantil na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. É membro no Grupo de Pesquisa CNPq/CUNADI - Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença, como bolsista FAPERJ (Doutorado).  http://lattes.cnpq.br/4962848166700100

Adenir Carvalho Rodrigues, Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Bonito/Ba; Professor efetivo da Rede Estadual de Educação do estado da Bahia.

Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Bonito/Ba; Professor efetivo da Rede Estadual de Educação do estado da Bahia. Leciono no Ensino Médio a disciplina Filosofia e História. Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus IV. Membro do grupo de Pesquisa FEP - Formação em Exercício de Professores do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2743-7662

Citas

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, N.; OLIVEIRA, Inês Barbosa (Org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 13-38.

ALVES, N.; FERRAÇO, Carlos Eduardo. As pesquisas com os cotidianos das escolas: pistas para se pensar a potência das imagensnarrativas na invenção dos currículos e da formação. In: Espaço do currículo, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 306-316, Set/Dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.306316. Acesso em: 27 abr. 2024.

ALVES, N.; SOARES, Conceição. Currículos, Cotidianos e Redes Educativas. In: SANTOS, Edméa (Org.). Currículos: teorias e práticas. São Paulo: Grupo Gen., 2012. p. 39-60.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Formação docente e pedagogia dialógica: contribuições de Paulo Freire. In: Espaços da Escola, Ijuí-RS, Ed. UNIJUÍ, ano 12, n. 45, p. 43-47, jul/set. 2002. Disponível em: https://grupopolifonia.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/11/formacao-docente-e-pedagogia-dialogica-contribuicoes-de-paulo-freire.pdf. Acesso em: 27 abr. 2024.

BRAGANÇA, I. F. S. História de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.

CANDAU, Vera Mª. Superação do fracasso escolar, políticas públicas e classes de aceleração. In: MIZUKAMI, Mª da G.; REALI, Aline Mª de M. R. In: A aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas. 2. reimp. São Carlos-SP: EdUFSCar, 2010. p. 11-29.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação continuada de professores. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação/Gestrado, 2010. (CD-ROM).

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 157-175.

FERRAÇO, C. E. Currículo, formação continuada de professores e cotidiano escolar. In: FERRAÇO, C. E. (Org.). Currículos em redes e pesquisas com os cotidianos e...: movimentos, repetições e diferença na imanência de uma vida. v. 1. Curitiba: CRV, 2021. p. 127-142. [Coleção Currículo e cotidiano e política e diferença e...].

GARCIA, Regina Leite. Escola nossa de cada dia reinventada. In: GARCIA, R. L.; SANCHES, Carmen; TAVARES, M.ª Tereza G. (Org.). Conversas sobre o lugar da escola. Rio de Janeiro: Comunicação Ed., 2006. p. 15-19.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Ed., 2000. p. 31-36.

MIZUKAMI, M.ª da G.; REALI, Aline Mª de M. R. A aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas. 2. reimp. São Carlos-SP: EdUFSCar, 2010.

NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Ed., 2000.

PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal. Experiências e narrativas: em educação (sob forma de apresentação). In: PÉREZ, C. L. V. (Org.). Experiências narrativas em educação. Niterói-RJ: EDUFF, 2017. p. 15-28.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 15-34.

PIMENTA, S. G.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

RANGEL, Mary. Supervisão: do sonho à ação – uma prática em transformação. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. v. 7. São Paulo: Cortez, 2002. p. 69-96.

RANGEL, M. Projeto político-pedagógico e ação docente inclusiva e emancipadora. In: RANGEL, M. (Org.). Educação superior: avanços e práticas. Niterói, RJ: Intertexto, 2010. p. 63-77.

SCHÖN, Donaldo A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad.: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOARES, Mª da Conceição Silva. Com calma e com jeito ou como jornalistas tornam-se professores. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2003.

SOARES, Mª da C. S. O audiovisual como dispositivo de pesquisas nos/com os cotidianos das escolas. Visualidades (UFG), Goiânia, v. 14, n. 1, p. 80-103, jan-jun 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/43033. Acesso em: 27 abr. 2024.

SOUSA, Nilcelio S. de. Viagens e narrativas sobre gênero e sexualidade na (des)formação docente: (re)invenção de mim e de nós. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, 2022.

SOUZA, Elizeu C. de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: EDUNEB, 2006.

TARDIF, Mauricio. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

Publicado

2024-09-25

Cómo citar

Sacramento de Sousa, N., Costa Lima Rossato, B., & Carvalho Rodrigues, A. (2024). Narrativas docentes sobre formação: itinerâncias vocacionais em desconstrução. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(41), 77–95. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1626