O Currículo Integrado No Ensino Médio Integrado nas representações sociais construidas por professores(as)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1635

Resumen

Neste artigo, recorte de uma pesquisa maior, buscamos analisar as representações sociais do currículo integrado construídas por professores(as) do Ensino Médio Integrado do IFPE – campus Recife. O referencial teórico da pesquisa é a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici.  A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram dez professores(as). Utilizamos, como técnica de coleta, a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Nossos resultados mostraram que os(as) docentes participantes representam o currículo integrado como um desafio no Ensino Médio Integrado. As representações sociais dos(as) docentes revelaram, ainda, que o currículo integrado no Ensino Médio Integrado é fundamental para uma formação integral dos estudantes. Essas representações sociais justificam e orientam as comunicações e as práticas dos(as) docentes.

Biografía del autor/a

Danielle Muniz Macario Monteiro, Prefeitura da Cidade do Recife

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na instituição associada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Olinda.  https://orcid.org/0009-0007-9535-9719.  mdanielle249@gmail.com

Andreza Lima, IFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do IFPE. Atua na Licenciatura em Química do campus Vitória de Santo Antão. É professora permanente do ProfEPT, no campus Olinda. É lider do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Representações Sociais” (IFPE/CNPQ) e líder do Grupo de Pesquisa “Organização, memórias e práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica” (IFPE/CNPQ). https://orcid.org/0000-0003-0254-731X. andreza.lima@pesqueira.ifpe.edu.br

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Publicado

2025-11-03

Cómo citar

Monteiro, D. M. M., & Lima, A. (2025). O Currículo Integrado No Ensino Médio Integrado nas representações sociais construidas por professores(as). EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(46), 70–94. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1635