O Currículo Integrado No Ensino Médio Integrado nas representações sociais construidas por professores(as)
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1635Resumen
Neste artigo, recorte de uma pesquisa maior, buscamos analisar as representações sociais do currículo integrado construídas por professores(as) do Ensino Médio Integrado do IFPE – campus Recife. O referencial teórico da pesquisa é a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram dez professores(as). Utilizamos, como técnica de coleta, a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Nossos resultados mostraram que os(as) docentes participantes representam o currículo integrado como um desafio no Ensino Médio Integrado. As representações sociais dos(as) docentes revelaram, ainda, que o currículo integrado no Ensino Médio Integrado é fundamental para uma formação integral dos estudantes. Essas representações sociais justificam e orientam as comunicações e as práticas dos(as) docentes.
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