RECONFIGURAÇÕES DO CAMPO PEDAGÓGICO: EDUCADORES SOCIAIS E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR

Autores/as

  • Ivonaldo Neres Leite Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Ambiental (GEPEDUCA)/UFPB; Pesquisador-bolsista do CNPq

Resumen

Objetiva-se apresentar as bases da educação ambiental popular. O trabalho resulta de uma pesquisa que contemplou uma investigação bibliográfica (em língua portuguesa e estrangeira) e um estudo empírico sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental. Foram obtidos os seguintes resultados: os espaços não-escolares, como esfera de incidência da educação social, demandam procedimentos próprios; há três concepções de educação ambiental: naturalista, sistêmico-funcional e ecosocialista; a educação ambiental popular afilia-se à concepção ecosocialista de educação ambiental. Conclusivamente, é assinalado que a educação ambiental popular requer renovação das abordagens, onde o campo educativo não se limite à mera ‘aplicação’ das ditas ‘ciências puras’. Assinala-se ainda a necessidade de se adotar a pesquisa-ação como procedimento no trabalho com a educação ambiental popular.

 

Publicado

2012-11-09

Cómo citar

Leite, I. N. (2012). RECONFIGURAÇÕES DO CAMPO PEDAGÓGICO: EDUCADORES SOCIAIS E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 164–181. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/206