RECONFIGURAÇÕES DO CAMPO PEDAGÓGICO: EDUCADORES SOCIAIS E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR
Abstract
Objetiva-se apresentar as bases da educação ambiental popular. O trabalho resulta de uma pesquisa que contemplou uma investigação bibliográfica (em língua portuguesa e estrangeira) e um estudo empírico sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental. Foram obtidos os seguintes resultados: os espaços não-escolares, como esfera de incidência da educação social, demandam procedimentos próprios; há três concepções de educação ambiental: naturalista, sistêmico-funcional e ecosocialista; a educação ambiental popular afilia-se à concepção ecosocialista de educação ambiental. Conclusivamente, é assinalado que a educação ambiental popular requer renovação das abordagens, onde o campo educativo não se limite à mera ‘aplicação’ das ditas ‘ciências puras’. Assinala-se ainda a necessidade de se adotar a pesquisa-ação como procedimento no trabalho com a educação ambiental popular.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.