Inclusão-exclusão: O aluno indígena no cenário da Universidade Pública-reflexões sobre o sistema de cotas universitárias.

Autores/as

  • Maria Lucia Martins Pedrosa Marra UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Palabras clave:

Indígena, Educação, Universidade, Inclusã, Exclusão.

Resumen

O presente ensaio tem por objetivo analisar a trajetória de alunos indígenas no contexto da universidade pública, a partir de sua inserção nos programas de pós-graduação e o sistema de cotas, avaliando os aspectos de inserção e permanência desses alunos. Para descrever tal processo, inicio com uma alegoria conhecida nos contos infantis, no intuito de relacioná-la ao processo inclusão (exclusão). Tomamos como aparato epistemológico algumas concepções teóricas (Elias & Scotson, Pierre Bourdieu, Bourdieu & Passeron, Althusser, Paulo Freire) dentre outros, por corresponderem em vários sentidos ao objeto de análise deste ensaio que discorre sobre aluno indígena, educação, inclusão e exclusão e as novas concepções sobre cotas universitárias na promoção da igualdade com respeito à alteridade.  A conclusão aponta para a fragilidade do sistema de cotas no ensino superior que demonstra a ausência da sensação de pertencimentos destes sujeitos às instituições públicas

Palavras-chave: Indígena. Educação. Universidade. Inclusão. Exclusão.

 

Inclusion-exclusion: indigenous students in the public university scenario-reflections  on the university student quota system

This study aims to analyze the path of indigenous students in the context of the Public University, from their inclusion in postgraduate programs and the quota system, evaluating the inclusion aspects and the permanence of this student. In order to describe such a process, I open with an allegory known in fairy tales, with the purpose of relating it to the inclusion (exclusion) process. We used, as an epistemological apparatus, certain theoretical concepts (Elias & Scotson, Pierre Bourdieu, Bourdieu & Passeron, Althusser, Paulo Freire) among others, because in many ways they correspond to the object of analysis in this essay that discusses indigenous students, education, inclusion and exclusion, and new concepts about university quotas in promoting equality with respect to distinctness. The conclusion points to the fragility of the quota system in higher education, which demonstrates such individuals' absence of the sense of belonging to these public institutions.

Keywords: Natives. Education. University. Inclusion. Exclusion


 

Biografía del autor/a

Maria Lucia Martins Pedrosa Marra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Licenciada Plena e Pedagogia, Especialisata em Organização e Gestão do Terceiro Setor, Especilista em Populações Indígenas da Amazônia, Mestre em Ciências Sociais, doutoranda em Educação. Linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade.

Publicado

2015-01-27

Cómo citar

Marra, M. L. M. P. (2015). Inclusão-exclusão: O aluno indígena no cenário da Universidade Pública-reflexões sobre o sistema de cotas universitárias. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 6(11), 216–230. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/207