Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte
Palabras clave:
educação, formação de professores, prática docenteResumen
Este trabalho tem por objetivo a elaboração do Estado da Arte em relação ao objeto de pesquisa, ludicidade, no qual se pretende estudar as atividades lúdicas na prática docente e a sua influência na aprendizagem da criança. O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens (GEPEMULT) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, iniciando-se a partir do levantamento, seleção e posterior análise de dezenove dissertações defendidas e cadastradas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e quinze artigos cadastrados no banco de dados do SCIELO. A partir dessa pesquisa, verificou-se que os temas são variados, porém a metodologia predominante é a qualitativa as técnicas de coleta de dados destacadas foram: entrevistas, depoimentos, observações e as matrizes epistemológicas de base têm como aporte a Fenomenológica, o referencial Histórico-Cultural e a Psicanálise.
Palavras-chave: Ludicidade. Prática Docente. Aprendizagem.
Playfulness and the teaching practice in child education: state of the art
This paper aims at elaborating the State of the Art regarding the object of study, playfulness, in which there is the intention of studying the playful activities in teaching practices and its influence on children's learning. The project is linked to the Group of Studies and Research in Education and Multiple Languages (GSREMULT) of the Federal University of Mato Grosso do Sul, starting from the survey, selection and subsequent analysis of nineteen dissertations registered in the Theses and Dissertations Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and fifteen articles registered in the SciELO database. From this study, we found that the themes are varied but the predominant methodology is qualitative, the highlighted technique for gathering data was: interviews, testimonies, observations and the base epistemological matrices receive the Phenomenological contribution, the Historic-Cultural and Psychoanalysis reference.
Keywords: Playfulness; Teaching Practice; Learning.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.