MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA?
Palabras clave:
educação, multiculturalismo, formação de professores.Resumen
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais um dos desafios da instituição escolar é o de reconhecer a diversidade cultural como parte inseparável da identidade nacional e componente do patrimônio sociocultural brasileiro. A introdução de políticas públicas que contemplam esta realidade no sistema educacional brasileiro em paralelo à discussão sobre a pertinência de ações afirmativas ao conjunto teórico e metodológico do Multiculturalismo torna urgente o conhecimento e o debate sobre estes temas no processo de formação do pedagogo. Neste artigo temos como objetivo apresentar dados referentes a produção acadêmica sobre Multiculturalismo entre os anos de 1998 a 2008 e os dados de pesquisa realizada com formandos do curso de Pedagogia de duas universidades do noroeste do Paraná – uma pública e uma privada. Nesta pesquisa buscamos verificar se essas informações têm chegado aos cursos de formação e qual a vertente do Multiculturalismo tem sido difundida entre os acadêmicos. Constamos que a produção acadêmica sobre multiculturalismo tem privilegiado as obras de Peter McLaren. Em contraposição, os dados da pesquisa revelaram que esta vertente do multiculturalismo não é conhecida entre os formandos dos cursos de Pedagogia. Isso nos leva a inferir que a realização de pesquisas acadêmicas nem sempre é garantia de acesso dos educadores aos conhecimentos produzidos e a mudanças de postura frente à realidade escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.