MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA?

Auteurs-es

  • Pâmela Vicentini Faeti Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá

Mots-clés :

educação, multiculturalismo, formação de professores.

Résumé

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais um dos desafios da instituição escolar é o de reconhecer a diversidade cultural como parte inseparável da identidade nacional e componente do patrimônio sociocultural brasileiro. A introdução de políticas públicas que contemplam esta realidade no sistema educacional brasileiro em paralelo à discussão sobre a pertinência de ações afirmativas ao conjunto teórico e metodológico do Multiculturalismo torna urgente o conhecimento e o debate sobre estes temas no processo de formação do pedagogo. Neste artigo temos como objetivo apresentar dados referentes a produção acadêmica sobre Multiculturalismo entre os anos de 1998 a 2008 e os dados de pesquisa realizada com formandos do curso de Pedagogia de duas universidades do noroeste do Paraná – uma pública e uma privada. Nesta pesquisa buscamos verificar se essas informações têm chegado aos cursos de formação e qual a vertente do Multiculturalismo tem sido difundida entre os acadêmicos. Constamos que a produção acadêmica sobre multiculturalismo tem privilegiado as obras de Peter McLaren. Em contraposição, os dados da pesquisa revelaram que esta vertente do multiculturalismo não é conhecida entre os formandos dos cursos de Pedagogia. Isso nos leva a inferir que a realização de pesquisas acadêmicas nem sempre é garantia de acesso dos educadores aos conhecimentos produzidos e a mudanças de postura frente à realidade escolar.

Bibliographies de l'auteur-e

Pâmela Vicentini Faeti, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE /Universidade Estadual de Maringá-PR.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação/UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE/ Universidade Estadual de Maringá-PR.

Téléchargements

Publié-e

2013-09-23

Comment citer

Faeti, P. V., & Calsa, G. C. (2013). MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA?. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 88–111. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/271