A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso

Autores/as

  • Ana Luzia Videira Parisotto UNESP
  • Telma Aparecida Luciano Alves Unoeste

Palabras clave:

efeito-escola, competência escritora, produção textual.

Resumen

De acordo com os Resultados Gerais da Rede Estadual do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP 2010), um total de 23,3% dos estudantes terminou a 4ª série/5º ano do ciclo I do ensino fundamental apresentando um nível abaixo do básico na prova de redação. O objetivo geral desta pesquisa foi o de investigar como o efeito-escola, a participação familiar e a tutoria educacional afetaram o processo de construção da competência escritora dos sujeitos pesquisados. Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre a competência escritora demonstrada pelos estudantes no início de 2009 e 2010 e as reflexões referentes a esses dados. Observamos que houve uma tendência à manutenção do rendimento, demonstrando que o efeito escola sobre a aprendizagem é variável.

Biografía del autor/a

Ana Luzia Videira Parisotto, UNESP

Departamento de Educação

Leitura e produção de texto

Formação docente

Telma Aparecida Luciano Alves, Unoeste

Educação

Publicado

2014-07-20

Cómo citar

Parisotto, A. L. V., & Alves, T. A. L. (2014). A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(10), 417–432. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294