A leitura e a escrita na universidade
Palabras clave:
Leitura, Formação de leitores, Universidade, Formação docente, escrita, Processos de ensino e de aprendizagem.Resumen
Este trabalho tem como finalidade apresentar um estudo sobre a formação de alunos leitores em uma Universidade do Norte do Paraná. Para tal, nos utilizaremos de dados recolhidos por meio de questionários realizados com os primeiros anos de pedagogia matutinos e noturnos. Em seus pressupostos teóricos, a pesquisa busca entender como se caracteriza o processo de formação de leitores ao longo de sua vida acadêmica. As análises permitem compreender como os sujeitos veem os espaços para leitura na Universidade e de que forma estes podem ajudar em sua formação. O tratamento dado aos dados foi de cunho interpretativista, utilizando-se dos procedimentos de análise textual e conteúdo temático. Para dissertarmos acerca do papel da leitura, no utilizamos de Torres (2005), que afirma que os textos escolares são alheios às reais necessidades dos alunos, entre outros teóricos. Os resultados indicaram que a universidade disponibiliza poucos espaços para a leitura, e que estas, muitas vezes são feitas com o intuito de se obter notas em testes, ou realizar trabalhos.Descargas
Publicado
2014-07-20
Cómo citar
Franco, S. A. P., & Molinari, A. C. (2014). A leitura e a escrita na universidade. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(10), 276–294. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/302
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.