A leitura e a escrita na universidade

Autores/as

  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina
  • Andressa Cristina Molinari Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Leitura, Formação de leitores, Universidade, Formação docente, escrita, Processos de ensino e de aprendizagem.

Resumen

Este trabalho tem como finalidade apresentar um estudo sobre a formação de alunos leitores em uma Universidade do Norte do Paraná. Para tal, nos utilizaremos de dados recolhidos por meio de questionários realizados com os primeiros anos de pedagogia matutinos e noturnos.  Em seus pressupostos teóricos, a pesquisa busca entender como se caracteriza o processo de formação de leitores ao longo de sua vida acadêmica. As análises permitem compreender como os sujeitos veem os espaços para leitura na Universidade e de que forma estes podem ajudar em sua formação. O tratamento dado aos dados foi de cunho interpretativista, utilizando-se dos procedimentos de análise textual e conteúdo temático. Para dissertarmos acerca do papel da leitura, no utilizamos de Torres (2005), que afirma que os textos escolares são alheios às reais necessidades dos alunos, entre outros teóricos. Os resultados indicaram que a universidade disponibiliza poucos espaços para a leitura, e que estas, muitas vezes são feitas com o intuito de se obter notas em testes, ou realizar trabalhos.

Biografía del autor/a

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, Graduada em Letras e Pedagogia, Mestre em Educação e Doutora em Letras.

Andressa Cristina Molinari, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmica do Curso de Pedagogia, graduada em Letras.

Publicado

2014-07-20

Cómo citar

Franco, S. A. P., & Molinari, A. C. (2014). A leitura e a escrita na universidade. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(10), 276–294. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/302