Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios
Palabras clave:
Pibid. Formação do professor alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de formação docente.Resumen
O texto analisa publicações no banco de Teses e Dissertações da CAPES e BDTD sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), relacionando-as aos registros feitos pelos bolsistas em blogs Pibid-Alfabetização, enquanto significação das normatizações propostas para o Programa nos documentos oficiais. São objetivos deste artigo (i) colocar em destaque a complexidade do conceito de alfabetização e a formação de profissionais que a ele se dediquem; (ii) conhecer a estrutura, caraterísticas e tendências do Pibid no cenário nacional e (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. As análises comprovam a efetivação da parceria proposta entre IES e a escola pública; o potencial do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente em campo e a pluralidade e prevalência de atividades realizadas que não estão ligadas diretamente à alfabetização, indicando possibilidades de adequação de diretrizes do Pibid às especificidades do Ensino Fundamental I, especialmente à alfabetização.
Palavras-chave: Pibid. Formação do Professor Alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de Formação Docente.
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