Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Prática

Autores/as

  • Silas Borges Monteiro

Palabras clave:

epistemologia, epistemologia-da-prática, filosofia da educação

Resumen

Este texto procura levantar a problemática em torno da recpção e uso do termo epistemologia e suas conseqüências para a construção do conceito de epistemologia da prática. Identifica sua gênese em Ferrier, em meados do século XVIII e seu desenvolvimento, no modo como o conhecemos hoje, a partir da virada do século XIX ao XX e mostra alguns caminhos ambíguos pelos quais passou. Entende, conforme compreensão de Heidegger, que epistemologia, de algum modo, remete à idéia de “entender-se com-alguma-coisa”, logo, supõe uma relação vivencial com o objeto da pesquisa. Conclui que pelo fato de que os conceitos são elementos operadores de idéias, e como tais, criam sentido e orientam o pensamento e a prática, essa é uma questão fundamental. Anotam-se no texto as negligências que aparecem, por vezes, no uso inadequado dos conceitos no que concerne ao ambiente conceitual onde eles são germinados: isso pode redundar em certa fragilidade nas abordagens teóricas em educação, por exemplo. Por fim, conceitos são idéias operadoras às quais se vinculam vivências. 

Publicado

2011-09-15

Cómo citar

Monteiro, S. B. (2011). Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Prática. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 1(01), 57–66. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/46