Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?

Autores/as

  • Rita de Cássia Pereira Lima
  • Natalina A. Laguna Sicca
  • Alessandra David

Palabras clave:

representações sociais, pedagogia, trabalho docente, procedimento de classificações múltiplas

Resumen

O objetivo do trabalho é investigar representações sociais de estudantes de Pedagogia sobre o trabalho docente. Participaram dez alunas do segundo ano do curso. Utilizou-se o Procedimento de Classificação Múltipla (PCM) de palavras, que visa compreender como as pessoas categorizam e criam sistemas de classificação pressupondo que o sujeito tem um conhecimento estruturado do mundo em que vive. As palavras mais relacionadas foram: ensinar/educador (sete ocorrências);ensinar/aprendizado (seis ocorrências); capacitado/compromisso (seis ocorrências). Observam-se indícios de que o núcleo figurativo da representação social sobre o trabalho docente, nesta fase do curso, é a relação ensino-aprendizagem, com ênfase na importância da formação para melhor ensinar. Mesmo quando são mencionadas palavras como “amor”, “ajudar” e “vocação”, é a importância da docência, enquanto profissão, que parece ser mais valorizada. Percebe-se que o “dever ser” é o quadro de valores que essas alunas defendem. Algumas metáforas nos discursos estão vinculadas à luz (“é como se você desse tiro no escuro”) e, assim, é preciso “ter compromisso”. Sem referência a conhecimentos a respeito do desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, este “compromisso” pode significar “cuidar do outro”.

 

Publicado

2011-09-23

Cómo citar

Lima, R. de C. P., Sicca, N. A. L., & David, A. (2011). Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(03), 24–34. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51