Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?
Keywords:
representações sociais, pedagogia, trabalho docente, procedimento de classificações múltiplasAbstract
O objetivo do trabalho é investigar representações sociais de estudantes de Pedagogia sobre o trabalho docente. Participaram dez alunas do segundo ano do curso. Utilizou-se o Procedimento de Classificação Múltipla (PCM) de palavras, que visa compreender como as pessoas categorizam e criam sistemas de classificação pressupondo que o sujeito tem um conhecimento estruturado do mundo em que vive. As palavras mais relacionadas foram: ensinar/educador (sete ocorrências);ensinar/aprendizado (seis ocorrências); capacitado/compromisso (seis ocorrências). Observam-se indícios de que o núcleo figurativo da representação social sobre o trabalho docente, nesta fase do curso, é a relação ensino-aprendizagem, com ênfase na importância da formação para melhor ensinar. Mesmo quando são mencionadas palavras como “amor”, “ajudar” e “vocação”, é a importância da docência, enquanto profissão, que parece ser mais valorizada. Percebe-se que o “dever ser” é o quadro de valores que essas alunas defendem. Algumas metáforas nos discursos estão vinculadas à luz (“é como se você desse tiro no escuro”) e, assim, é preciso “ter compromisso”. Sem referência a conhecimentos a respeito do desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, este “compromisso” pode significar “cuidar do outro”.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.