Melhorias na qualidade do ensino farmacêutico: um relato de experiência
Palabras clave:
Educação, Gestão da Assistência Farmacêutica, SUSResumen
O presente trabalho traz um relato de experiência sobre a reformulação das ementas das disciplinas de Saúde Coletiva e Gestão Farmacêutica, a fim de contemplar mais tópicos sobre Gestão da Assistência Farmacêutica e SUS, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do alto sertão paraibano, visando à melhoria da qualidade do ensino farmacêutico, com foco na Assistência Farmacêutica (AF). Foi utilizado o Planejamento Estratégico Situacional (PES), descrito por Carlos Matus, sendo aplicável, geralmente, para problemas públicos (Huertas, 2004) com a divisão do processo em cinco etapas principais. Na 1ª etapa foram feitas discussões com os professores, ex-alunos e alunos sobre a necessidade de melhoria da qualidade do ensino farmacêutico. Na 2ª etapa foram feitas reuniões com o coordenador de curso e com professores para discutir a proposta de reformulação de ementas de algumas disciplinas (Saúde coletiva e Gestão Farmacêutica). Nas 3ª, 4ª e 5ª etapas, foram realizadas oficinas pedagógicas, finalização da proposta de reformulação, com a execução prevista para o primeiro semestre de 2016. Constatou-se um aumento de 53,8 e 66,6 %, respectivamente, nos assuntos comtemplados nas disciplinas de Saúde Coletiva e Gestão Farmacêutica após a reformulação das ementas das respectivas disciplinas. Os assuntos que foram acrescentados estão relacionados à assistência farmacêutica e SUS, o que demonstra que essas disciplinas terão, a partir de 2016, um foco muito maior na AF. Estas mudanças implicam a melhoria da qualidade do ensino farmacêutico, preparando os futuros farmacêuticos para trabalharem de forma mais qualificada com AF, gestão e SUS. Portanto, a reformulação das ementas das disciplinas de Saúde Coletiva e Gestão Farmacêutica possibilitará a formação de profissionais farmacêuticos com maior conhecimento nas áreas de AF, SUS e gestão, o que aprimorará a qualidade da assistência farmacêutica no âmbito do SUS.
Palavras-Chave: Educação. Gestão da Assistência Farmacêutica. Saúde Coletiva. SUS. Formação de Profissionais Farmacêuticos
Improving the quality of pharmaceutical education: an experience report
This article is an experience report by its author on the reformulation of the scope of Public Health and Pharmaceutical Management course units in order to include more topics on Pharmaceutical and SUS[i] Care Management in a private Higher Education Institution (HEI) in the high backlands of Paraiba and therefore improve the quality of pharmaceutical education, focusing on Pharmaceutical Care (PC). We used the Situational Strategic Planning (SSP), described by Carlos Matus, generally applicable to public problems (Huertas, 2004) and divided into five main process stages. On the 1st stage discussions were made with teachers, alumni and students about the need to improve the quality of pharmaceutical education. On the 2nd stage meetings were held with the program dean and teachers to discuss the proposal to redesign the scope of some course units (Public Health and Pharmaceutical Management). On the 3rd, 4th and 5th stages teaching workshops were made and the reformulation proposal was completed with its implementation expected for the first half of 2016. There was an increase of 53.8% and 66.6%, respectively, in the number of topics included in Public Health and Pharmaceutical Management course units after the descriptions of these course units were modified. The issues that have been added are related to pharmaceutical and SUS care, which demonstrates that these course units will have a much greater focus on PC. These changes imply the improvement of the quality of pharmaceutical teaching, preparing future pharmacists to work with PC, management and SUS in a more qualified way. Therefore, the redesign of the scope of the Public Health and Pharmaceutical Management course units will enable teachers to train pharmaceutical professionals with greater knowledge of PC, SUS and management, which will improve the quality of pharmaceutical care in the SUS.
Keywords: Education, Pharmaceutical Care Management. Public Health. SUS. Pharmaceutical Teaching
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