Formação inicial de professores e o tema avaliação da aprendizagem

Autores/as

  • Victor dos Santos Moraes Universidade Federal de São Paulo

Palabras clave:

formação inicial, avaliação da aprendizagem, estágios supervisionados.

Resumen

A partir da compreensão de que o tema avaliação da aprendizagem compõe o campo teórico da Didática e que as práticas avaliativas podem revelar concepções filosóficas, políticas, pedagógicas e éticas do trabalho docente, este artigo busca destacar aspectos significativos para a formação inicial de professores ao agregar esta temática a uma análise crítica sobre os estágios curriculares obrigatórios. Para tanto, apresenta resultado de pesquisa que objetivou compreender quais fundamentos têm subsidiado as práticas avaliativas desenvolvidas em classes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas, tendo por base registros elaborados por estudantes de um curso de Pedagogia durante a realização da Residência Pedagógica, uma forma inovadora de organização dos estágios curriculares obrigatórios. A investigação previu, em um primeiro momento, um levantamento parcial de artigos, resultantes de pesquisas sobre o tema avaliação da aprendizagem, encontrados em cinco periódicos classificados como A1 pela CAPES, com o objetivo de conhecer de que forma esta temática vem sendo discutida. Na sequência, foi desenvolvida uma pesquisa documental (SÁ- SILVA, ALMEIDA E GUINDANI, 2009) realizada por meio de leitura, análise e interpretação de registros escritos em cadernos de campo, elaborados por residentes estagiários durante período de imersão, de quatro semanas ininterruptas, em escolas públicas. Pautado no referencial teórico investigado e, principalmente, por autores como Esteban (2009), Freitas et al. (2009) e Luckesi (2011), o estudo revelou que, dentre os artigos pesquisados, a avaliação da aprendizagem é um ‘tema silenciado’ e que esta ausência se repete no conteúdo dos relatos apresentados pelos estagiários sobre o cotidiano da sala de aula, porque as práticas avaliativas são quase inexistentes. Além disso, demonstrou que a identificação de alguns aspectos fundamentais das práticas avaliativas contidas nos registros elaborados pelos residentes aponta que o período de estágio pode se transformar, efetivamente, em um momento privilegiado para a aprendizagem da docência.

 Palavras-chave: Formação inicial. Avaliação da aprendizagem. Estágios supervisionados.

 

Initial training of teachers and learning assessment

 

Abstract: With the comprehension that the theme learning assessment belongs in the theoretical field of Didacticism and that assessment practices can reveal philosophical, political, educational and ethical concepts of the teaching profession, this article seeks to highlight significant aspects for the initial training of teachers as it adds this issue to a critical analysis of mandatory supervised internships. The article presents the results of research aimed at understanding what foundations have subsidized the assessment practices developed in classes in the early years of primary education in public schools, based on records prepared by students of a Pedagogy program in their Teaching Residence: an innovative form of organization of mandatory internships. The investigation predicted, at first, a partial collection of articles resulting from research projects on the theme learning assessment, found in five journals classified as A1 by CAPES to know how this issue is being discussed. In  the sequence, documentary research was developed (SA-SILVA, ALMEIDA AND GUINDANI, 2009) by reading, analyzing and interpreting written records in field notebooks prepared by resident interns during the immersion period of four uninterrupted weeks in public schools. Based on the investigated theoretical framework and mainly on authors like Esteban (2009), Freitas et al. (2009) and Luckesi (2011), the study showed that, among the articles researched, learning assessment is a "muted theme" and that this absence is repeated in the contents of the reports presented by the interns about the daily routine in the classroom, because the assessment practices are almost nonexistent. Moreover, it showed that the identification of some fundamental aspects of assessment practices contained in the records prepared by the interns shows that the internship period can effectively become a privileged moment for learning teaching.

 Keywords:  Initial training. Learning assessment. Supervised internships.

Biografía del autor/a

Victor dos Santos Moraes, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Foi bolsista em pesquisa de Iniciação Científica sobre avaliação da aprendizagem, na UNIFESP, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). No campo profissional, foi estagiário do Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP, atuando na formação de crianças, jovens e adultos e na gestão escolar das escolas públicas da rede de Guarulhos. Atualmente é mestrando pelo programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - UNIFESP - Guarulhos/SP. Realiza o projeto de mestrado intitulado: Os efeitos da Avaliação da Aprendizagem na saúde de educandos do Ensino Fundamental I: uma problematização de concepções naturalizadas, orientado pela Profª. Dra. Magali Aparecida Silvestre - Departamento de Educação, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Guarulhos/SP e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização de seu trabalho são: Avaliação da Aprendizagem, Formação de Professores e Qualidade Social da Educação.

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Moraes, V. dos S. (2018). Formação inicial de professores e o tema avaliação da aprendizagem. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(20), 179–188. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/611