A BUSCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Autores/as

  • Ada Augusta Celestino Bezerra Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT) Aracaju Sergipe Brasil http://orcid.org/0000-0001-9031-6778
  • Carla Eugênia Nunes Brito Universidade Tiradentes de Sergipe
  • Tiago Santana de Menezes Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Palabras clave:

História da Educação, Educação Inclusiva, Lei de Diretrizes e Bases. Narrativa Docente.

Resumen

A educação inclusiva é uma política implantada a partir de 2003, em constante discussão no país, resultante de um movimento internacional pela inclusão para fazer frente às condições sociais, de saúde, educação e economia hegemônicas nos últimos anos, que desencadearam essa consciência. Este trabalho traz reflexões sobre os processos de ensino e de aprendizagem de crianças no Brasil, em turmas inclusivas, fazendo uma breve retomada da educação tradicional, passando pela Escola Nova e chegando às concepções fundantes do pensamento de Paulo Freire. O artigo trata, ainda, das mudanças ocorridas após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), no que se refere às perspectivas na Educação Especial e da Educação Inclusiva. Inspira-se na concepção dialética da história, desenvolvendo a metodologia da pesquisa bibliográfica, seguida de um relato docente atual em busca de caminhos da inclusão efetiva.

Palavras-chave: História da Educação. Educação Inclusiva. Lei de Diretrizes e Bases. Narrativa Docente.

 

THE SEARCH FOR INCLUSIVE EDUCATION IN BRAZIL

 Abstract: Inclusive education is a policy that has been implemented since 2003, that is in constant discussion in Brazil, and that results from an international movement for inclusion to face the hegemonic social conditions, health, education and economy in recent years, which triggered this awareness. This work aims at the teaching and learning processes of children in Brazil, in inclusive groups, by making a brief summary of traditional education and by approaching the New School and the founding conceptions of Paulo Freire's thinking. The article also deals with the changes that occurred after the promulgation of the Law on the Guidelines and Bases of National Education (Law 9394/1996), regarding the perspectives in Special Education and Inclusive Education. It draws on the dialectical conception of history and develops the methodology of bibliographic research followed by a current teacher report in search of ways of effective inclusion.

Keywords: History of Education, Inclusive Education, Law on the Guidelines and Bases of National Education, Teacher Narrative.

 

 

Biografía del autor/a

Ada Augusta Celestino Bezerra, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT) Aracaju Sergipe Brasil

Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal, 2012). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas – RJ. Pedagoga. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Doutorado/Mestrado em Educação do PPED/ UNIT) e do Curso de Pedagogia da UNIT. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores (GPGFOP/UNIT/CNPq). Coordenadora Institucional do Observatório de Educação da UNIT/CAPES. Integrante do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado de Sergipe (FORPEB) e do Fórum Estadual de Educação de Sergipe, pela ANFOPE.

Carla Eugênia Nunes Brito, Universidade Tiradentes de Sergipe

Mestranda em Educação - Linha Formação de Professores - Universidade Tiradentes; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe; Pesquisadora Voluntária TRANSEJA/OBEDUC/UNIT/CAPES; Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores (GPGFOP/UNIT/CNPq); Integrante do Observatório de Educação da UNIT- CAPES.

 

Tiago Santana de Menezes, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Tiradentes (2014). Professor da Educação básica, nas áreas de Fisica e Matemática. Integrante do Observatório de Educação - OBEDUC/UNIT. Pesquisador Voluntário do projeto TRANSCEJA/UNIT/CAPES/CNPq. Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Sócioeducacional e Formação de Professores - GPGFOP. Integrante do Núcleo de pesquisa em Inclusão escolar da Pessoa com Deficiência - Nupieped (UFS). 

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Bezerra, A. A. C., Brito, C. E. N., & Menezes, T. S. de. (2018). A BUSCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(19), 557–587. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/666