EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM RETROSPECTIVA - AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ADULTOS NA EXPERIÊNCIA DO DISTRITO FEDERAL (1928-1947)

Autores/as

  • Cristiane Fernanda Xavier Universidade Federal de Alfenas

Palabras clave:

Educação de adultos, Diretoria de Instrução Pública do Distrito Federal, História da educação

Resumen

Análise das necessidades de aprendizagem dos trabalhadores por meio do exame da organização da educação de adultos no âmbito da atividade administrativa da Diretoria de Instrução Pública do Distrito Federal nas duas décadas anteriores à instalação da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos. Para tanto, utilizo entrevista, relatório, decretos, artigos e jornais de época como principais fontes. A exploração dos documentos sugere que diferentes modos de conceber as necessidades de aprendizagem do adulto analfabeto ou pouco escolarizado conformaram diferentes modelos de organização da educação dos adultos. O modelo educacional dos anos de 1930 fundamentava-se numa noção abrangente de educação cujo processo é permanente ao longo da vida. A partir de 1940, predominou a oferta da educação de adultos vinculada à instrução primária e/ou profissional. Tais modelos também expressavam as tensões e disputas entre as posições políticas e ideológicas em confronto no agitado contexto da época

Biografía del autor/a

Cristiane Fernanda Xavier, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Educação. Professora adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras-Universidade Federal de Alfenas

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Xavier, C. F. (2018). EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM RETROSPECTIVA - AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ADULTOS NA EXPERIÊNCIA DO DISTRITO FEDERAL (1928-1947). EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 314–340. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/714