EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM RETROSPECTIVA - AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ADULTOS NA EXPERIÊNCIA DO DISTRITO FEDERAL (1928-1947)
Palabras clave:
Educação de adultos, Diretoria de Instrução Pública do Distrito Federal, História da educaçãoResumen
Análise das necessidades de aprendizagem dos trabalhadores por meio do exame da organização da educação de adultos no âmbito da atividade administrativa da Diretoria de Instrução Pública do Distrito Federal nas duas décadas anteriores à instalação da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos. Para tanto, utilizo entrevista, relatório, decretos, artigos e jornais de época como principais fontes. A exploração dos documentos sugere que diferentes modos de conceber as necessidades de aprendizagem do adulto analfabeto ou pouco escolarizado conformaram diferentes modelos de organização da educação dos adultos. O modelo educacional dos anos de 1930 fundamentava-se numa noção abrangente de educação cujo processo é permanente ao longo da vida. A partir de 1940, predominou a oferta da educação de adultos vinculada à instrução primária e/ou profissional. Tais modelos também expressavam as tensões e disputas entre as posições políticas e ideológicas em confronto no agitado contexto da épocaDescargas
Publicado
2018-07-01
Cómo citar
Xavier, C. F. (2018). EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM RETROSPECTIVA - AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ADULTOS NA EXPERIÊNCIA DO DISTRITO FEDERAL (1928-1947). EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 314–340. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/714
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