O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR

Autores/as

  • Cristiane dos Reis Cardoso Universidade Federal de Alfenas
  • Claudia Gomes Universidade Federal de Alfenas

Palabras clave:

Educação Inclusiva, desvalorização docente, formação continuada

Resumen

Este trabalho tem como objetivo geral analisar os elementos sustentadores do processo de subjetivação docente atrelados à inclusão escolar de alunos com deficiência. A pesquisa é qualitativa com pressupostos da pesquisa-intervenção e contou com a participação de 28 professores do Ensino Fundamental I de uma escola estadual de Alfenas/MG. As informações foram gravadas e registradas no diário de campo e analisadas qualitativamente resultando em um núcleo de significação, intitulado: “A naturalização da representação da incapacidade docente versus a formação continuada para a atuação inclusiva”. Pode-se concluir que espaços de formação continuada que permitam problematizar as inquietações docentes frente à educação inclusiva são imprescindíveis para superar os sentimentos de incapacidade de atuação pedagógica com alunos deficientes.

Biografía del autor/a

Cristiane dos Reis Cardoso, Universidade Federal de Alfenas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Professora da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Pesquisadora do Grupo Cultural e Humanização: contextos sociais e promoção de saúde

Claudia Gomes, Universidade Federal de Alfenas

Professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, Brasi

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Cardoso, C. dos R., & Gomes, C. (2018). O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 467–484. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721