Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental I
Palabras clave:
Educação Física escolar, Currículo, Práticas docentes.Resumen
Este texto tem como objetivo apresentar o percurso de elaboração da Proposta Curricular do município de São Bernardo do Campo, na área de Educação Física escolar para o Ensino Fundamental I – anos iniciais. A elaboração da Proposta Curricular desta área foi coordenada por mim em parceria com outro membro da Equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação deste Município, durante o ano de 2006. Serão abordados alguns aspectos sobre o diagnóstico inicial que realizamos para investigar as práticas de Educação Física nas escolas e o percurso de discussão, no sentido de superar formas tradicionais de abordagem da área com ênfase na função instrumental do movimento. Esse processo ocorreu com a mediação teórica de autores que tratam de estudos e análises críticas das Manifestações da Cultura Corporal, considerando a necessidade de assumir práticas pedagógicas escolares que tematizam elementos da cultura corporal de movimentos. A intencionalidade das diversas manifestações corporais vincula-se a contextos históricos, políticos, econômicos, sociais e precisam ser problematizadas nas escolas, para contribuir com mudanças. Abordaremos as opções metodológicas desse processo concluindo acerca da necessidade de ampliar os debates, uma vez que tal Proposta não pode ser um documento acabado, mas uma obra em construção.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.