A Física Moderna e Contemporânea nas perspectivas CTSA e História da Ciência nos livros didáticos de Física

Autores/as

  • Daniel Trugillo Martins Fontes Aluno de Pós-Graduação no Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
  • André Machado Rodrigues Departamento de Física Experimental, IFUSP, Universidade de São Paulo.

Palabras clave:

Física Moderna e Contemporânea, PNLD, CTSA, História da Ciência

Resumen

Este trabalho volta-se ao estudo da presença da temática Física Moderna e Contemporânea (FMC) em duas coleções de livro didático de Física para o ensino médio, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) ano de 2017. A análise foi fundamentada em critérios estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Utilizamos duas categorias de análise: ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e história da ciência (HC). A investigação, coleta e organização dos dados tiveram como fundamento a metodologia qualitativa de análise e no trabalho de Macedo e Silva (2010). Observa-se que, embora haja uma tentativa por parte dos autores em apresentar a FMC, sua relação com a CTSA e HC é escassa e concentrada no último volume das coleções. No geral, quando comparado com as outras áreas, a FMC tem pouco espaço na coleção, e o seu aparecimento é concentrado na forma de um conhecimento adicional, como uma curiosidade, em forma de texto deslocado no meio do livro em seções específicas.

Palavras-chave: Análise de livro didático, PNLD, Física Moderna e Contemporânea.

 

CTSA- and HC-based analysis of Modern and Contemporary Physics in Brazilian Textbooks

Abstract: This paper is devoted to the study of Modern and Contemporary Physics (MCP) as a theme in two collections of Physics textbooks for high school, both recommended by the National Program of Textbooks (PNLD, Brazilian acronym) in 2017. The analysis was based on criteria established by Brazil’s National Curricular Parameters for High School (PCNEM, Brazilian acronym). We used two categories of analysis: science, technology, society and environment (STSE) and history of science (HC). The research, collection and organization of the data were based on the qualitative methodology of analysis and on the work by Macedo and Silva (2010). It is observed that, although the authors attempt to present MCP, its relationship with STSE and HC is scarce and concentrated on the last volume of the collections. Overall, when compared to other areas, FMC has a weak presence in the collection, concentrated on the form of additional knowledge, only as a curiosity, in the form of a text displaced in the middle of the book in specific sections.

Keywords: Textbook analysis, PNLD, Modern and Contemporary Physics.

Biografía del autor/a

Daniel Trugillo Martins Fontes, Aluno de Pós-Graduação no Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.

Mestrando no Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.

André Machado Rodrigues, Departamento de Física Experimental, IFUSP, Universidade de São Paulo.

Pesquisador em Ensino de Física, Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Publicado

2020-05-24

Cómo citar

Martins Fontes, D. T., & Rodrigues, A. M. (2020). A Física Moderna e Contemporânea nas perspectivas CTSA e História da Ciência nos livros didáticos de Física. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(25), 390–412. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/874