Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: desafios e possibilidades para a inserção na Educação Física escolar

Autores/as

  • Flórence Rosana Faganello Gemente Universidade Federal de Goiás
  • Ana Paula Salles da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Sara Quenzer Matthiesen Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e958

Palabras clave:

Educação Física, Escola, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumen

O presente ensaio analisa a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas aulas de Educação Física escolar. Para tal, apresentamos diferentes reflexões acerca dos desafios relacionados à formação de professores, ao conflito entre aulas teóricas e práticas, à infraestrutura e às condições do trabalho docente, abordando também diversos caminhos para que a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação possa ocorrer nas aulas de Educação Física escolar de forma crítica, criativa e ética. Por fim, ainda que os desafios apresentem entraves reais, as iniciativas existentes indicam que o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação é diverso e com um relevante potencial formativo que não pode ser mais ignorado.

Palavras chave: Educação Física. Escola. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Biografía del autor/a

Flórence Rosana Faganello Gemente, Universidade Federal de Goiás

Professora Doutora da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

Ana Paula Salles da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Professora Doutora da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

Sara Quenzer Matthiesen, Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro

Licenciada em Educação Física e Técnico Desportivo pela Unesp (1987); possui Especialização em Educação Física Escolar pela Unicamp (1989), Mestrado em Educação pela PUC-SP (1996) e Doutorado em Educação pela Unesp (2001).

Citas

AZEVEDO, Vitor de Abreu; PIRES, Giovani De Lorenzi. Análise da produção em Educação Física/Esporte e Mídia veiculada nos congressos do CBCE e da INTERCOM. Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. Faxinal do Céu - Pinhão/PR, 2008. Disponível em: < http://congressos.cbce.org.br/index.php/CSBCE/IVCSBCE/paper/view/44/219 >. Acesso em: 10 out. 2019.

BARACHO Ana Flávio de Oliveira; GRIPP, Fernado Joaquim; LIMA, Márcio Roberto. Os exergames e a Educação Física escolar na cultura digital. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 111-126, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000100009 >. Acesso em: 3 fev. 2020.

BELLONI, Maria Luiza. A televisão como ferramenta pedagógica na formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 287-301, jul./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a07v29n2.pdf >. Acesso em: 12 nov. 2019.

BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas, Papirus, 1998.

BETTI, Mauro. Mídias: Aliadas ou inimigas da Educação Física escolar? Motriz, Rio Claro v.7, n.2, p.125-129, jul-dez. 2001. Disponível em: < http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/07n2/Betti.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2020.

BIANCHI, Paula. Formação em Mídia-Educação (Física): Ações colaborativas na rede municipal de Florianópolis/Santa Catarina. 2009. 214f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Florianópolis, 2009.

BIANCHI, Paula. Formação de professores e cultura digital: observando caminhos curriculares através da mídia-educação. 2014. 301f. Tese (Doutorado em Educação Física – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Florianópolis, 2014.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani De Lorenzi; VANZIN, Tarcísio. As tecnologias de informação e comunicação na rede municipal de ensino de Florianópolis: possibilidades para a Educação (Física). Linhas, Florianópolis, v.9, n. 2, p. 56-57, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1372/1178>. Acesso em: 20 dez. 2019.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani De Lorenzi. Possibilidades para o ensino-aprendizagem com TICs na Educação Física escolar: uma experiência com blogs. Cadernos de Formação RBCE, v.01, p. 45-55, 2010. Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/982/554>. Acesso em: 6 nov. 2019.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani De Lorenzi. Cultura digital e formação de professores de Educação Física: Um estudo de caso na Unipampa. Movimento, Porto Alegre, v.21, n.4, p. 1025-2036, out./dez., 2015. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/53778/36090>. Acesso em: 8 nov. 2019.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Software livre e formação de professores: para além da dimensão técnica. In: FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012.

COSTA, Alan Queiroz Da. Mídias e jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa. 2006. 190f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade Humana). Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. UNESP, Rio Claro, 2006.

FERES NETO, Alfredo. A virtualização do esporte e suas novas vivências eletrônicas. 2001. 117f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

FERREIRA, Aline Fernanda. Os jogos digitais como apoio pedagógico nas aulas de Educação Física escolar pautadas no currículo do Estado de São Paulo. 2014. 127f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. UNESP, Rio Claro, 2014.

FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 03, p. 335-352, 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2019.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GONÇALVES, Marluce Torquato Lima; NUNES, João Batista Carvalho. Tecnologias de informação e comunicação: limites na formação e prática dos professores. In: Anais da 29ª Reunião Anual da ANPED: Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: desafios e compromissos, Caxambu, MG, 2006. Disponível: <http://www.radiofaced.ufba.br/twiki/pub/GEC/TrabalhoAno2006/tecnologias_de_informacao.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2019.

LAZZAROTTI FILHO, Ari; FIGUEIREDO, Valéria Chaves. Educação Física e Tecnologia. Pensar a Prática. Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás. v.10, n.2, jul./dez., 2007. Páginas Iniciais. indd v. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1702/1678>. Acesso em: 15 fev. 2020.

LÉVY, Pierre. O que é virtual. São Paulo: Editora 34, 2009.

LISBÔA, Mariana Mendonça; PIRES, Giovani De Lorenzi. Reflexões sobre a imagem e a fotografia: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física. Motrivivência, ano XXII, v.34, p. 72- 86, jun./2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17142/15843>. Acesso em: 12 jan. 2020.

MARCOLLA, Valdinei. Como professores e alunos percebem as tecnologias de informação e comunicação nos cursos de licenciatura. In: Anais da 31ª Reunião Anual da ANPED Caxambu, MG, 2008. Disponível em: <http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT16-5005--Int.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2019.

MELO, Sérgio Correa; BRANCO, Eguimara Selma. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Educação Física. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais eletrônico... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011, p. 2990 – 3000. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4960_3480.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2020.

MENDES, Diego De Sousa. Luz, câmera e pesquisa-ação: a inserção da mídia-educação na formação continuada de professores de Educação Física. (Mestrado) em Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos. Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga De. Multissensorialidades e aprendizagens: uso das tecnologias móveis pelas crianças na escola. 2013. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2013.

PAULA, Luis Roberto Pereira De; BONINI NETO, Renato; MIRANDA, Fábio Roberto De. Camera Kombat - Interação Livre para Jogos. In: Anais da SBGames, 2006. Disponível em: <http://cin.ufpe.br/~sbgames/proceedings/files/Camera%20Kombat.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2020.

PIOVANI, Verônica Gabriela Silva. Escola, tecnologia e sociabilidade na Educação Física: intercâmbios pedagógicos-culturais no âmbito do Plano CEIBAL e do PROUCA. 2012. 214f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos, Florianóplis, 2012.

PIRES, Giovani De Lorenzi; LAZZAROTTI FILHO, Ari; LISBÔA, Mariana Mendonça. Educação Física, Mídia e Tecnologias - Incursões,Pesquisas e Perspectivas. Kinesis, Santa Maria, v.30, n.1, p.55-79, 2012. Disponível em:< http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/5723. Acesso em 8 fev. 2020.

PISCHETOLA, Magda; MIRANDA, Lyana Thediga. Metodologias participativas e projeto UCA: a busca pela tecnologia como cultura. Perspectiva, Florianópolis, v.33, n.2, p.545-572, mai/ago.2015.

RIBEIRO, Sérgio Dorenski. As tecnologias: do software livre às experiências com a Educação Física. Motrivivência, Santa Catarina, n.34, p. 87-105, jun.2010.

RODRIGUES, Rosenan Brum. TICs na Educação Física escolar: é preciso saber utilizar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 15, n. 147, ago. 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd147/tics-na-educacao-fisica-escolar.htm>. Acesso em: 1 nov. 2019.

SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 2013.

SENA, Dianne Cristina Souza De. As tecnologias da informação e da comunicação no ensino da Educação Física escolar. Hipertextus Revista Digital, n.6, ago. 2011. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume6/Hipertextus-Volume6-Dianne-Cristina-Souza-de-Sena.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2020.

SILVA, Ana Paula Salles; SILVA, Ana Márcia. Os Jogos Eletrônicos de Movimento: esporte ou simulação na percepção de jovens? Motrivivência. Florianópolis, v.29, n.52, p.157-172, set., 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p157/35037>. Acesso em: 03 fev. 2020.

SILVA, Luciana Maria Fernandes. O ensino da capoeira na Educação Física escolar: blog como apoio pedagógico. 2012. 178f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.

SILVA, Fernanda Carolina Toledo da; BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido. Programa de Atividade Física Adaptada com Uso de Vídeo Game: o que pensam os Alunos? Revista da Sobama, Marília, v. 15 n.2, p. 09- 14, jul./dez., 2014. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/4178>. Acesso em: 03 dez. 2019.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da; TORRES, Livia Maria Zahra Barud. Educação Física escolar: um olhar sobre os jogos eletrônicos. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2007. Disponível em: < http://www.cbce.org.br/docs/cd/resumos/157.pdf >. Acesso em: 12 dez. 2019.

VIEIRA, Karina Langone et al. Características comportamentais de escolares e sua percepção sobre a utilização dos exergames nas aulas de educação física. Cinergis. v. 15 n. 2, p. 65-69, abr./jun., 2014. Disponível em: < https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4431/3757>. Acesso em: 14 dez. 2019.

YAMAN, Çetin. The abilities of physical education teachers in educational Technologies and multimedia. The Turkish Online Journal of Education Technology – TOJET. v. 7 issue 3, article 3, p. 20-31, april 2008. Disponível em: <http://www.tojet.net/articles/v7i2/723.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2019.

Publicado

2021-02-06

Cómo citar

Gemente, F. R. F., Silva, A. P. S. da, & Matthiesen, S. Q. (2021). Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: desafios e possibilidades para a inserção na Educação Física escolar. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(28), 570–586. https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e958